Dia do Consumidor movimenta o comércio e demanda atenção dos gestores de frota

Dedicação aos processos logísticos ajuda a melhorar a experiência do cliente

O e-commerce brasileiro registrou, ano passado, um faturamento de R$ 722 milhões com o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, o que representou um crescimento de 22% em comparação a 2021. Os dados são da Neotrust, empresa de monitoramento do e-commerce nacional, que também apontou que a data elevou em 16% o número de pedidos em relação ao ano anterior, ou seja, 1,5 milhão de compras online.

Dentro do planejamento do varejo, a logística é a peça-chave de todo o processo para que empresas de diversos portes e segmentos, que competem pela atenção do cliente, possam atender a alta demanda sem gerar qualquer tipo de frustração. Para isso, é fundamental compreender a jornada de compra para antecipar necessidades e garantir a melhor experiência de compra.

“É importante fazer um planejamento antecipado para datas que são relevantes do comércio, como o Dia do Consumidor. E a logística deve ser um pilar estratégico. O setor está em contínua evolução, oferecendo uma série de ferramentas e novas tecnologias, que possam auxiliar a evoluir a gestão dos veículos e motoristas”, comenta Omar Jarouche, CMO da Cobli, FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frotas.

A data dedicada a ofertas para o consumidor gera pico de vendas não somente em um único dia, mas sim por uma ou duas semanas. Para auxiliar os gestores de frotas dedicadas às entregas de produtos e realização de serviços, o executivo reforça alguns pontos essenciais para potencializar as entregas e estar preparado para corresponder às expectativas dos seus clientes.

Planejamento das rotas é essencial

O gestor de frota precisa ter um plano otimizado para cumprir a programação determinada, respeitando assim o horário do atendimento ao cliente, conforme a disponibilidade, o que reduz a incidência de solicitações sobre a situação de entrega ou serviço.

Além disso, é importante fazer checklists para garantir que os motoristas estão cumprindo o que foi planejado e ter previsibilidade da chegada estimada do funcionário nos locais destinados ao recolhimento e entrega dos produtos, evitando possíveis atrasos e extravios de compras.

Visibilidade na condução para reduzir riscos e custos

Tecnologias como a videotelemetria dão visibilidade na condução de toda frota, mitigando comportamentos que possam gerar incidentes no trânsito. As câmeras com inteligência artificial embarcada identificam automaticamente situações de risco, além de alertar em tempo real motorista e gestor. Por exemplo, por um anseio de realizar entregas mais rápidas, os motoristas podem exceder limites de velocidade.

“Após a implementação da Cobli Cam, nossa inovação em videotelemetria, um de nossos clientes diminuiu em 40% os custos das infrações da frota. Além desse ótimo resultado, eles reduziram a praticamente zero as multas de uso de celular. Há casos em que observamos redução de 80% de eventos de risco no modo de condução, como curva, aceleração e frenagem brusca”, destaca o executivo.

Outros benefícios da visibilidade da operação são o controle das manutenções de cada veículo da frota e a contribuição para que seja traçado o roteiro ideal, com o máximo de eficiência para realizar as entregas ou a prestação de serviços. “Um dos efeitos desse acompanhamento é uma queda no consumo de combustível”, acrescenta Omar.

Plataformas de inteligência para acompanhamento em tempo real

O investimento em inovação é um caminho sem volta para quem quer se destacar frente aos concorrentes, já que uma gestão eficiente e conectada da frota propicia economia e segurança. O processamento das informações evidencia os indicadores que precisam ser aprimorados e a estratégia que deve ser desenvolvida para períodos de alta demanda, como o Dia do Consumidor.

As informações captadas via videotelemetria ou telemetria permitem acompanhar em tempo real a localização dos veículos e identificar momentos de motor ocioso ou desvios da rota planejada. Com a tecnologia disponível é possível digitalizar processos como o registro de imagens dos serviços e entregas realizadas, além de comprovantes e recibos. Essa automação e organização facilitam a auditoria e evitam fraudes ou desvios.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!