Páscoa gera expectativa de crescimento para supermercados em diferentes categorias, além de chocolates

Especialista mostra 5 passos que varejistas devem seguir para atingir melhores resultados durante o período

O período da Páscoa traz otimismo para a maioria dos supermercadistas não apenas por ser a segunda melhor data para o varejo, atrás somente do Natal. Uma pesquisa de confiança feita pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) prevê crescimento real de 5% por conta de aspectos macroeconômicos como aumento do salário mínimo. Segundo o economista da APAS, Felipe Queiroz, este acréscimo de renda deve ser convertido em consumo nos supermercados, especialmente na Páscoa.

Para Queiroz, outro fator para o reaquecimento da economia é que, este ano, os supermercados, e todo o setor, receberão consumidores sem a necessidade de seguir as medidas estabelecidas durante a pandemia. “A venda de peixes e chocolates continua sendo o carro chefe, mas outros produtos tem potencial de vendas nesta páscoa”, aponta o economista da Associação Paulista de Supermercados.

De acordo com Fernando Luiz, ex-diretor da APAS e especialista em varejo, existem 5 passos que os supermercadistas devem seguir nesta Páscoa:

  1. Definição de marcas
  2. Roteiro de negociações
  3. Precificação inteligente
  4. Como divulgar
  5. Como expor

Sobre cada um dos itens acima, o especialista traz suas considerações:

Definição de marcas

“Trabalhe com poucas marcas e com muitas variedades. Tenha as marcas referências de mercado com grande profundidade”, sugere.

Roteiro de negociações

“Tome cuidado com os prazos de pagamento. A antecipação do pedido faz toda diferença na Páscoa e é recomendado lembrar-se de negociar devoluções no ato da compra para não se arrepender depois”.

Precificação inteligente

“Precisamos andar junto com a concorrência e ser uma referência nos dias que antecedem a Páscoa. As vendas acontecem nos últimos quatro dias que antecedem a data, entre quinta-feira e domingo”.

Como divulgar

“O melhor período é nos quatro dias antes da Páscoa e podemos fazer uma boa comunicação nas mídias, no digital, com boas exposições. Promotores e brindes fazem toda a diferença”, avalia.

Como expor

“Cuidado para não obstruir passagens e trabalhe com outras categorias, como vinhos e azeites. Entenda o comportamento dos clientes, o que eles querem e se coloque no lugar deles”.

Alvaro Torquato Silveira, proprietário do Supermercados Alvorada, também acredita que a maior parte dos ovos de Páscoa são vendidos entre sexta-feira e domingo, assim como itens da categoria de pescados. “Para a peixaria esse é o grande momento porque, nesse período, o aumento chega a quase 300%. Vale destacar outros produtos como coentro, leite de coco, azeite de dendê, azeitonas, todos produtos que vendem muito na Páscoa”, completa Silveira.

Fonte: Super Varejo

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