Do rancho da família para a mesa dos chefs de cozinha da Paraíba

O Rancho Isabelle Chaves, localizado em João Pessoa, na Paraíba, sempre fez parte da memória afetiva dos irmãos Glauber e Rayssa Chaves. Quando criança, eles costumavam passar as férias com a família no local. O que eles não imaginavam é que com o tempo teriam a chance de criar e estruturar um negócio naquele espaço.

Em 2020, os irmãos abriram uma empresa voltada para o agronegócio. Começaram a plantar hortaliças, ervas finas, flores comestíveis e micro vegetais usando a técnica da hidroponia, que é o cultivo de plantas sem solo. Com base neste modelo, as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Glauber Chaves conta que a ideia surgiu a partir da oportunidade de comprar de segunda mão o material da hidroponia aliada ao fato de que o Rancho já tinha toda estrutura: galpão, sistema elétrico e hidráulico e casa de bomba de máquina. “O material da hidroponia é muito caro. Estamos falando de um empreendimento de alto custo. Mas como já tínhamos a propriedade e surgiu a possibilidade de comprar material usado, decidimos iniciar o trabalho”.

A produção das hortaliças, como alface, couve, coentro, salsinha, rúcula, agrião, atende a alta gastronomia da cidade. “Nosso trabalho acabou nos aproximando muito dos chefes de cozinha do estado, é uma entrega personalizada. O rancho fornece o que eles precisam, do tamanho que eles precisam”, explica Glauber. Antes de empreender, os empresários fizeram uma consulta ao Sebrae para terem contato com plano de negócios e, desde então, já receberam consultoria de planejamento, comunicação e de presença digital.

Apesar de terem aberto a empresa pouco antes do início pandemia, o empreendimento cresceu. Os irmãos elaboraram um plano de ação para se manterem durante o período mais crítico e um dos aliados foram as redes sociais. “Com a presença digital conseguimos trazer o cliente para o nosso negócio. Mostramos as boas práticas de agricultura, apresentamos a qualidade nossos produtos. Foi a melhor maneira de captar os clientes e divulgar o nosso trabalho. Temos seguidores até fora do Brasil, ressalta Glauber.

Os empresários estão atentos e entusiasmados com o futuro. Eles já montaram, também com a suporte técnico do Sebrae, o plano de ação do Rancho Isabelle Chaves até 2025. “Queremos melhorar a logística para ampliar o alcance dos produtos, ser referência no mercado paraibano no cultivo hidropônico e uma referência de qualidade e de inovação”, finaliza Glauber.

Esta reportagem faz parte da série de lançamento da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde 1º de junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos.

Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale conosco! Available from 08:00 to 22:00