Especialista destaca estratégias para evitar desperdícios na seção de hortifrúti

Com algumas ações é possível diminuir o índice de perdas em até cerca de 1%

Nos supermercados a seção de hortifrúti tem uma média de participação de 10% ou mais sobre a renda bruta, já em atacarejos o número diminui, e alcança uma média de 6%. Esse setor é um dos grandes responsáveis por atrair os shoppers para sua loja, e por esse motivo a qualidade se torna um diferencial para trazer e reter consumidores. Essas informações são de Lauro Bueno, CEO da Unitrier e Especialista em Varejo, em entrevista exclusiva para a SA+ Ecossistema de Varejo.

Segundo Bueno, por esta seção oferecer produtos de consumo contínuo e com grande perecibilidade, os clientes buscam por eles com mais frequência nas lojas, o que torna a venda deles diária, independente do perfil ou da classe do consumidor.

Em relação aos principais desafios à rentabilidade da seção, o executivo destaca o equilíbrio entre margem, giro e perdas. “Esse setor deixa em média 30% de margem. Dentre os departamentos existentes nos supermercados é o que possui o maior índice de perdas sobre a receita bruta de vendas. Além disso, é um setor onde a concorrência é muito forte e se não for bem trabalhado, os produtos muito ofertados (especialmente da Curva A) podem impactar negativamente a margem”.

Atualmente a média do índice de perdas do setor está em 5,68% sobre a receita bruta, e pode ser reduzido e controlado com algumas ações – desde a entrada da mercadoria, seu armazenamento, abastecimento, até seu possível reaproveitamento.

Dentre as ações listadas por Bueno para reduzir o desperdício e perdas desta seção estão a compra adequada ao perfil e giro de estoque dos produtos; o filtro sobre os padrões de qualidade para cada produto na chegada à loja; o cuidado com o armazenamento dessas mercadorias (em local próprio); e o cuidado no manuseio dos produtos durante o abastecimento.

O especialista também cita o processo de transformação de produtos (produtos higienizados, picados e embalados), pelo seu potencial de aproveitamento, desde que bem gerenciado, e a contribuição para o aumento na rentabilidade do setor.

Apesar dessas ações, Bueno afirma que é impossível alcançar o desperdício zero, contudo pode-se reduzir bastante os percentuais de perda. “Nós da Unitrier, traçamos e temos alcançado junto aos nossos clientes, índices (de perdas) que variam entre 4,5% e 5,0%”.

Nos casos de negociações, Bueno alerta para a troca de produtos por parte dos fornecedores. “É muito importante ficar atento ao preço negociado, para que no final o supermercadista não pague por essa conta”, comenta.

Nos atacarejos, apesar do nível de classificação do hortifrúti ser relativamente menor, a realidade é a mesma. De acordo com o CEO o principal diferencial é o mix de produtos, que neste caso costuma ser reduzido. “Porém, cada vez mais os atacarejos tem se aproximado da realidade do varejo”, afirma Bueno.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!