Flores e plantas entram no mix de produtos dos supermercados e ajudam no faturamento de lojas

Rede Savegnago espera aumento de 30% nas vendas com Dia das Mães e Dia dos Namorados

Faz tempo que os supermercados ampliaram suas formas de atender o consumidor além dos alimentos nas gôndolas. Atualmente, os supermercados entregam cada vez mais conveniência com lojas dentro de sua estrutura, como farmácias, restaurantes e floricultura. Este último começa a se multiplicar nas redes supermercadistas ganhando cada vez mais espaço.

De acordo com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), os supermercados vêm aumentando os investimentos na cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais. Nos supermercados, por exemplo, estão mais de 53% dos empregos diretos no mercado de flores brasileiro, segundo o Ibraflor, que também registrou crescimento de 15% no setor em 2021.

Logística e ticket médio

 

A rede Savegnago de Supermercados, assim como a Condor, fazem parte deste perfil de loja e, para Marcos Leite, gerente de trade marketing da empresa, a logística é o principal desafio para as lojas em relação ao frescor do produto. “Fazemos o contato direto com o fornecedor de flores e montamos uma programação alinhada com o centro de distribuição”, explica o executivo.

Para o diretor de operações do Condor Super Center, Maurício Bendixen, o desafio da rede neste mercado é trazer um produto de qualidade com preço adequado. “Como é um item para presente, a qualidade é fundamental, assim como a embalagem. O conjunto não pode ir além da expectativa de preço dos clientes. Hoje as lojas têm investido em apresentação semelhante ao que se via apenas nas floriculturas especializadas”, afirma.

O executivo da Savegnago acredita que um dos benefícios que a venda de flores no PDV traz para a empresa é o aumento no ticket médio de compra do consumidor, principalmente porque estes produtos têm um valor maior, proporcionando uma boa margem de lucro para o negócio. Já o executivo do Condor Super Center, entende que a fidelidade do consumidor faz com que a loja passe a ser o destino certo para encontrar esses produtos, até pelo horário mais flexível e pelo fluxo das lojas”, diz Maurício.

Mamães e namorados

 

Marcos Leite comenta sobre algumas dicas que podem ajudar os supermercadistas que pensam em investir em floricultura no seu PDV. “Manter a frequência e a disponibilidade em outros momentos do ano. Outra dica é trabalhar o mix com enfeites, terra, vasos e fertilizantes. É preciso agregar acessórios, assim como ter um profissional que possa dar dicas, falar sobre o manuseio das plantas e flores, ensina.

Segundo Marcos, a rede se prepara para o período de Dia das Mães e Dia dos Namorados, datas que impulsionam as vendas de flores nas lojas. “Começamos a trabalhar a data com dois meses de antecedência, principalmente, na categoria flores e também focamos em outros itens como massas, vinhos, chocolates, cestas, perfumaria e bazar, já que o Dia das Mães também proporciona reuniões em família. Nesse período, temos um crescimento de 30% no faturamento e o mês de maio é o segundo melhor período de venda de flores para a rede, com destaque para a venda de orquídeas”, aponta.

No Condor Super Center, a preparação também envolve um planejamento de vendas a partir de dados coletados no mesmo período em anos anteriores, produtos, assim como a definição de quantidades. Trabalhamos com o planejamento das ofertas, embalagens, transporte, logística, data das entregas, material de divulgação e exposição nas lojas. A execução de todo o planejamento é feita com um trabalho muito forte de trade marketing e operações”, completa o diretor de operações do Condor Super Center, Maurício Bendixen.

Fonte: Super Varejo

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