GPA desiste de bandeira para melhorar margens

Transição deve ser finalizada no mês de agosto, informou Marcelo Pimentel, CEO do Grupo. Confira os resultados do 2T23 e o que mais tem sido feito

O Grupo Pão de Açúcar registrou redução na margem bruta neste segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, uma queda de 1,8 p.p. O Ebitda ajustado totalizou R$ 299 milhões e a margem Ebitda caiu de 7,4% (2T22) para 6,3% ( -1,1 p.p.) no último trimestre.

Uma das iniciativas do Grupo para melhorar as margens é a decisão de converter todas as unidades da bandeira Compre Bem em Mercado Extra. São 30 lojas, em meio a cerca de 700 unidades em outros formatos, que saíam do foco da companhia. Oito delas já passaram pela conversão e as demais deverão ser finalizadas em agosto.

“As conversões dão a possibilidade de rentabilizar mais a bandeira e melhorar a performance. As lojas já convertidas apresentaram melhorias tanto no NPS quanto nas vendas”, disse Marcelo Pimentel, CEO do GPA, durante teleconferência de resultados realizada hoje (27).

O executivo ressaltou que os números fazem parte do processo de transição pelo qual estão passando de revisão de sortimento, concluído na bandeira Pão de Açúcar, e que se inicia no Minuto Pão de Açúcar e no Mercado Extra.

A conversão do Compre Bem deve elevar as margens, já que agora, com a mudança para Mercado Extra, essas lojas terão o sortimento revisto para adequação à bandeira e a inclusão da marca própria Qualitá, que representa 30% das vendas do GPA e traz uma margem mais vantajosa.

O Grupo está satisfeito com os resultados obtidos, pois, apesar do prejuízo nas margens, que já tem uma estratégia de melhoria, os objetivos com as mudanças estão sendo alcançados, como o ganho de share, que avançou 0,8 p.p. no trimestre e tem tido crescido constantemente desde setembro de 2022 .

O aumento de participação no mercado está pautado principalmente pela expansão da bandeira de proximidade Minuto Pão de Açúcar. Pimentel acredita na diferenciação da rede em meio à expansão do segmento, pois a do Grupo oferece uma proposta de valor com um sortimento mais premium.

Mesmo diante da concorrência acirrada, o GPA mantém uma meta audaciosa de expansão por bairros mais nobres da cidade de São Paulo e, quando esgotarem as oportunidades nessa praça, começará a investir em outras em que a companhia atua com as demais bandeiras.

A receita bruta totalizou R$ 4,7 bilhões, tendo um aumento de 16,7%, e mesmas lojas cresceram 6,4%, com destaque para a bandeira Pão de Açúcar, que apresentou um crescimento de 8,6% com melhora pelo quinto trimestre consecutivo.

Uma das mudanças que impactou nos resultados foi parte dessa revisão de sortimento que excluiu 10% dos SKUs que não eram vendidos, chegando a passar 12 meses nas prateleiras. Nessa deslistagem, os produtos foram vendidos a preços atrativos com margem reduzida, influenciando na margem geral.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!