Grupo Mateus consolida resultados positivos e ritmo de expansão acelerado pelo Nordeste
Empresa iniciou atividades com uma mercearia de apenas 50m² e hoje é uma das maiores redes varejistas do Brasil
O ano era 1986. No município de Balsas, interior do Maranhão, uma pequena mercearia iniciava as suas atividades. A pequena loja, que tinha apenas 50m², deu origem a uma das maiores empresas varejistas brasileiras. Hoje, são 121 mil m² de área de vendas, distribuídos por 254 lojas em 9 estados brasileiros. Esses números fazem do Grupo Mateus, atualmente, a maior rede varejista do Norte e Nordeste e a terceira maior do país, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O reconhecimento da Companhia em nível nacional atesta, ainda, a solidez da companhia. Em setembro deste ano, o Grupo Mateus foi um dos destaques da premiação Maiores e Melhores, realizada pela Revista Exame, uma das mais reconhecidas e tradicionais publicações da área econômica do país. A premiação homenageia empresas em diversos segmentos de atuação, que tenham obtido resultados de excelência ao longo do último ano. A saúde financeira do Grupo Mateus, com a melhoria contínua do capital de giro, a geração de caixa de mais de R$1 bilhão e a diminuição da dívida líquida, estão entre os fatores apontados pela avaliação da Revista Exame como responsáveis pelo destaque e premiação.
O balanço de resultados do segundo trimestre do Grupo Mateus, divulgado em agosto, consolida essa trajetória de resultados positivos. Na ocasião, a receita bruta do Grupo totalizou R$7,2 bilhões – o maior volume de vendas já registrado para um trimestre da Companhia e um crescimento de 23,7% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. No ano passado, o Grupo Mateus acumulou uma receita bruta de R$ 24 bilhões.
Os números positivos, somados ao desenvolvimento de uma estrutura de logística capaz de atuar em nível estratégico, garantem à Companhia as condições para investir em um de seus principais objetivos atualmente: crescimento.
EXPANSÃO
“Que os bons ventos que nos trouxeram a essa acolhedora cidade reforcem também o nosso compromisso com o desenvolvimento da região, com a geração de empregos e uma experiência de compras diferenciada para os clientes do Grupo Mateus”, discursa o CEO do Grupo Mateus, Jesuíno Martins, durante a inauguração do Mix Mateus Aracati (CE) – inauguração mais recente do Grupo e a 12ª loja no estado do Ceará.
A loja é parte de um conjunto de inaugurações que, em ritmo acelerado, avança por oito dos nove estados do Nordeste e já alcança também o Norte do país. Em forte e rápida expansão desde a abertura de capital em 2020, a companhia já inaugurou, somente este ano, 16 lojas. O Grupo Mateus tem se destacado no segmento de varejo e atacado, especialmente, pela sua logística e oferta de serviços. Atualmente, são 14 Centros de Distribuição, 5 indústrias de panificação, além de uma Central de Porcionamento e Fatiamento, além de outra exclusiva para Hortifrúti.
E este, garantem os gestores do Grupo, é apenas o começo. “Temos imprimido um ritmo muito forte de expansão pelos estados do Nordeste brasileiros, de maneira forte e constante, a partir de um rigoroso planejamento logístico e estratégico, e também buscando preservar a cultura e a alma desta Companhia tão importante para a geração de empregos e o desenvolvimento brasileiro”, destacou Jesuíno.
A tônica da expansão do Grupo tem sido o formato de atacarejo, também chamado de “cash and carry”, que oferece tanto produtos no varejo, para o consumidor final, quanto no atacado, para os pequenos comerciantes locais. No balanço do último trimestre, a modalidade representou 53,8% da receita total da Companhia, que atua também com as bandeiras de varejo, eletro, atacado e pequenas lojas de bairro.
NOVOS SERVIÇOS
Além do aumento do número de operações das bandeiras já existentes, a Companhia tem buscado antecipar tendências e diversificar o leque de produtos e serviços. Este ano, foi inaugurada a primeira loja de rua do “Mais Fraldas”. Voltada para a comercialização de produtos de higiene, cuidados e brinquedos para bebês, a bandeira consolida a presença do Grupo Mateus nesse segmento de mercado. Além da loja de rua, o modelo já conta com outras três unidades, instaladas em operações da bandeira de cash & carry Mix Mateus.
Em setembro deste ano, o Grupo Mateus atingiu também a marca de cem lojas do Armazzem do Seu Jeito, um novo modelo de negócio compacto ideal para condomínios residenciais, comerciais, postos de combustíveis e empresas. A Companhia aproveitou a ocasião para reforçar os investimentos no segmento de produtos para animais de estimação, inaugurando as três primeiras lojas do Armazzem Pet em São Luís.
Outra novidade é a expansão do Spazio Mateus. A marca, que oferece serviços exclusivos e de alto padrão nas áreas de vinhos, frios e alta gastronomia, iniciou as atividades em lojas do Grupo no Maranhão e no Pará e, este ano, chegou a João Pessoa, com planos de expansão para outras capitais do Nordeste.
DESENVOLVIMENTO
Contribuir para a manutenção das tradições locais ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento e gera empregos. Esse é um dos objetivos da Companhia, segundo o seu fundador, Ilson Mateus. Atualmente, o Grupo Mateus emprega cerca de 54 mil colaboradores – sem contar os empregos indiretos, gerados a partir da contratação de empresas terceirizadas e movimentação das cadeias produtivas em todas as localidades onde a companhia atua.
“O trabalho de todo o time dedicado do Grupo Mateus faz a diferença, assim como o dos nossos fornecedores e investidores. Esses são os nossos três pilares fundamentais, que acreditam na seriedade do nosso trabalho e possibilitam tantos avanços. Os resultados positivos comprovam que estamos no caminho certo e nos dão ainda mais empenho para seguir com as nossas ações”, afirmou Ilson Mateus. Sem dúvida, uma trajetória de sucesso para o fundador, que, no passado, já havia exercido as funções de engraxate, ex-torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de bebidas e garrafas.
SOBRE O GRUPO MATEUS
Com lojas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, a empresa atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.
Presente em 112 cidades, atualmente, o Grupo Mateus possui 254 lojas em operação, sendo 73 lojas de Varejo, 77 Atacarejos e 104 Eletros. Por estado, são 133 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, 8 na Paraiba, 7 na Bahia, 4 no Pernambuco, 4 em Alagoas e 2 em Sergipe.
Matéria de Capa da edição 91