Grupo Mateus: o desafio de crescer sem perder a essência

A empresa vem aumentando robustamente seu parque de lojas e avançando rápido no faturamento

Inaugurado em 1986 como uma pequena mercearia de 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão, o Grupo Mateus hoje é uma das maiores empresas de varejo alimentar do País com ampla participação nas regiões Norte e Nordeste. Atualmente, a empresa conta com 250 lojas em operação em 9 Estados brasileiros: 71 de varejo, 66 de atacarejo e 104 de eletro.

Até 2019, o Grupo Mateus faturava em torno de R$ 10 bilhões por ano. Em 2022, alcançou um faturamento na casa dos R$ 24,5 bilhões, lucro líquido de R$ 1 bilhão e valor de mercado de R$ 14 bilhões, com 54 mil acionistas. Já no terceiro trimestre desse ano a empresa atingiu lucro líquido de R$ 314 milhões, um aumento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado e a receita líquida somou R$ 6,93 bilhões.

“Ao deixar de ser uma companhia privada e passar a ser aberta, o mais importante é manter a essência. Conseguimos seguir sem perder a consistência ao adotar metodologias de gestão adequadas”, diz Tulio Queiroz, vice-presidente de Finanças e responsável pelas relações com investidores.

transição para empresa de capital aberto foi realizada em 2020 por meio de uma oferta pública de ações na B3 que implicou em desafios significativos. Queiroz destaca a adaptação da gestão à conjuntura do País, mencionando a variação da Selic, de 2% na época do IPO para mais de 12% atualmente, influenciando o valor de mercado e os riscos associados.

Essa transição da companhia de varejo alimentar com capital 100% nacional também trouxe mudanças para a gestão. Anteriormente centrada nas metas de vendas, após a operação o foco se expandiu para outros fatores, como a quantidade de acionistas, transparência, investidores e atenção sobre as adequações regulatórias e conformidades.

“Depois da abertura de capital, é preciso calibrar ainda mais as expectativas, algo que muda inclusive a agenda sobre a relação com colaboradores, que hoje são mais de 50 mil”, conta Queiroz.

Recentemente, o grupo aumentou seus investimentos no Maranhão, Pará e Piauí, explorando formatos menores como lojas de conveniência e testando o mercado pet. “Seguimos trabalhando com previsibilidade de resultados, fluxo de caixa confortável e entregamos uma comunicação adequada: essa é a fórmula para mantermos a geração de resultados no pós-IPO”, conclui Queiroz, destacando a importância da estratégia para a fase atual da empresa.

Em 2016 o Grupo se inseriu no mundo digital com a plataforma CantodoChef.com.br, e três anos depois, em 2019, lançou o Mateus App e o e-commerce Mateus Online, voltado à venda de produtos não-alimentícios.

Há 7 anos atrás a empresa também investiu no segmento prime, inaugurando o Spazio Mateus, empório focado em produtos premium.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!