Halloween ganha espaço e importância estratégica no calendário da indústria

Marcas como Fini e Skittles investem em ações e materiais para se destacar nos supermercados

O mês de outubro é um dos mais importantes e estratégicos para o varejo. O Dia das Crianças é o principal chamariz do período e diversas marcas da indústria aproveitam para ativar ainda mais seus produtos voltados para o público infantil. Mas, o décimo mês do ano também traz uma data que se torna cada vez mais estratégica para a indústria varejista, o Halloween. Fini e Mars, por exemplo, são marcas que ativam seus portfólios para gerarem mais oportunidades de vendas nos supermercados.

De acordo com Camila Couto, diretora executiva de shopper marketing da Global The Fini Company, outubro é o segundo mês mais importante do ano para a categoria porque o fluxo de consumidores nas lojas se intensifica por conta das duas sazonalidades. “O Dia das Crianças somado ao Halloween constroem uma agenda lúdica e divertida no ponto de venda. A Fini, juntamente com o varejo, vem trabalhando fortemente nesses dois momentos e intensificando as ações. Além do crescimento de vendas de cerca de 30% em momentos sazonais como esse, as ações também têm como objetivo aumentar a penetração de lares brasileiros. Isso para nós, do segmento de guloseimas, é fundamental por sermos uma categoria de impulso”, explica.

Segundo a executiva da Fini, além do mix de produtos em formatos e tamanhos conhecidos pelos consumidores, para este ano a marca lançou o MarshBoo, um marshmallow que imita uma abóbora de Halloween, um dos principais símbolos desta data. “Um ponto importante de contribuição do varejo com a marca é a disponibilização de espaços para execução dos nossos materiais de visibilidade, além do volume de produtos em loja. Sabemos da importância de ter uma loja perfeita e de oferecer ao shopper o sortimento que ele busca, e esse alinhamento com os nossos clientes em datas estratégicas é fundamental para o crescimento das vendas”, afirma Camila Couto.

Balas, displays e visibilidade nas lojas

Para Carla Marconcini, gerente de marketing da marca M&M’S e Skittles, ambas da Mars, a loja é o ponto mais importante de interação com o consumidor de balas ao proporcionar a experiência da categoria, onde o consumidor pode navegar e interagir com a gôndola explorando variedades, tamanhos e sabores. “Neste Halloween, é na loja que queremos mostrar o diferencial da Skittles, que já é uma marca muito forte no Halloween nos Estados Unidos, e está começando agora a ser mais intencional no Brasil nessa época já que a data ajuda a dar destaque para o mercado de balas”, diz.

Ricardo Cruz, gerente de vendas da Mars, a marca busca executar as ações com os parceiros que já costumam ativar esta sazonalidade em seus calendários para potencializar o efeito em toda a categoria. “Além de comparar as vendas entre lojas com ação de Halloween e as demais, monitoramos a interação de clientes e consumidores durante e após a campanha, para entender se a ativação foi relevante e se trouxe algo especial para quem viu e comprou. Neste período, os itens que mais se destacam são as embalagens de consumo individual e, por isso, incentivamos a execução destes itens nos displays, nos materiais de comunicação e no calendário promocional dos clientes”, conta.

Para a Fini, o Halloween já faz parte do calendário promocional da marca e é um dos motivadores para a inovação no portfólio de produtos da marca. “Formatos, embalagens e, também, nos materiais de merchandising. Esse ano, por exemplo, a demanda de mercado que tivemos pelo Marshboo foi 121% maior do que nossa expectativa de faturamento. Incrementamos em 74% nosso investimento em material e, para 2024, já desenhamos itens novos e uma verdadeira invasão de visibilidade nas lojas”, completa Camila Couto, diretora executiva de shopper marketing da Global The Fini Company.

Fonte: Super Varejo

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