O básico bem-feito nas operações de lojas

Evento Papo de Varejo reuniu especialistas e supermercadistas para debaterem sobre inovações

O painel “Operações e Tecnologias: as escolhas dependem do propósito e da proposta de valor – o básico bem-feito na operação de lojas”, contou com a presença de Gilmario Cavalcante, head de operações e parcerias da SENSEI; Jorge Inafuco, sócio-diretor da LeadersLab; Patricia Quintiliano, diretora de marketing da STOA Estratégias Digitais; Victor Leal, vice- chairman do Grupo Marche e moderação de Eduardo Ariel, head de Serviços aos Supermercados da APAS.

Inafuco iniciou o painel comentando que a tecnologia deixou de ser backoffice, de como o varejo precisa ter o eletrônico e a tecnologia sendo protagonista nas operações. “O pagamento digital está crescendo cada vez mais, mesmo os consumidores não gostando, pelo fato de gostarem do olho no olho”, finaliza.

Patricia Quintiliano comenta sobre o desenvolvimento da inovação em outros mercados, financeiro, tecnologia, biotecnologia, e como pode vai de desenvolver, se vai afundar ou começar um o processo de globalização. Em seu livro “O futuro do varejo supermercadista”, Patricia faz o seguinte questionamento: “O que faz você entender que o varejista é inovador? Teve um ponto comum, os varejistas estão sempre melhorando a experiência de compra, não dá para fazer isso se não for via inovação e tecnologia. O básico bem-feito é um conceito bem importante, mas a impressão é que estamos fazendo as mesmas coisas.” comenta.

De acordo com Gilmario Cavalcante, as empresas do varejo buscam melhorar a experiência de compra, a mudança e a transformação digital trás agilidade e faz os processos e decisões serem mais rápidos, fazendo a informação uma vantagem competitiva aos concorrentes. “Pessoas, processos e tecnologia precisam andar juntas, se não desenvolverem as pessoas e não digitalizar a equipe os processos não acontecem. O básico bem-feito começa como o treinamento da equipe, os líderes precisam estar aptos para as transformações, evoluindo no processo e utilizando a tecnologia e a eficiência, para gerar uma experiência diferenciada.” destaca.

Victor Leal comenta sobre a melhoria em processos de compras com a tecnologia, a combinação de informações de dados. “No Marche, anos atrás, o encarregado cuidava do estoque de FLV, analisava o que estava faltando, como seria o consumo nos próximos dias e fazia o pedido do produto. Conseguimos criar um sistema de média de compra para escolher a quantidade do produto de acordo com o estoque.” finaliza.

“A tecnologia pode e deve ser utilizada no setor supermercadista como estratégia setorial, mas estamos atrasados, o PIX é um exemplo disso, foi evoluindo de acordo com os últimos anos. A tecnologia é importante para o mercado se desenvolver.” finaliza Eduardo Ariel.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!