No Brasil, 31% dos consumidores dizem não ter tempo para preparar seus alimentos, mostra pesquisa YouGov

Por oferecerem mais praticidade, Nestlé, Sadia, Perdigão, Garoto e Seara foram as marcas de alimentos embalados com alto índice de satisfação no Brasil em 2022

De acordo com dados da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, a porcentagem de brasileiros que dizem que seu estilo de vida não permite preparar sua própria comida aumentou rapidamente durante os últimos três anos.

Atualmente, 47% dos consumidores do país ainda acreditam que suas atividades diárias não os impedem de dedicar parte do seu dia à cozinha, mas em 2021, a porcentagem era de 52%. Por outro lado, a porcentagem de brasileiros que dizem não ter tempo para preparar seus alimentos aumentou de 27% em 2021 para 31% em 2023. Enquanto mais brasileiros dizem que seu estilo de vida atual os impede de cozinhar por si mesmos, duas outras tendências parecem estar em ascensão: o uso de alimentos congelados e o fast food.

Vale ressaltar que o declínio na popularidade do preparo de alimentos não é igual em todo o país. Os brasileiros que mais relatam não ter tempo para cozinhar tendem a pertencer aos grupos demográficos historicamente mais favorecidos: homens (34%, contra 28% das mulheres), jovens de 18-24 anos (34%, contra 25% dos adultos acima de 55 anos) e pessoas com renda acima do dobro da média (34%, contra 31% dos que ganham 75% ou menos da média).

Por outro lado, a porcentagem de pessoas que não rejeitaram ou concordaram que alimentos congelados são melhores do que alimentos frescos era de 14% em 2021. O número chegou a 18% em 2023. Isto, embora metade dos brasileiros seja da opinião de que comer fora deveria ser reservado apenas para “ocasiões especiais”, e que menos de três em cada dez consumidores no país consideram que os alimentos congelados oferecem uma melhor relação custo-benefício do que a comida fresca.

“Estas mudanças, embora reduzidas, indicam uma tendência consistente no país que sugere a presença de mais consumidores que preferem opções de alimentação mais práticas. Isto não significa que, dentro de alguns anos, a maioria das pessoas no Brasil decidirá que comer fora ou ingerir congelados é melhor do que cozinhar. Entretanto, isto pode significar que as marcas que oferecem produtos que reduzem, ou eliminam, o tempo de preparo têm uma grande oportunidade à sua frente”, comenta David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina.

Atualmente, já pode se observar que algumas marcas estão conquistando o afeto dos brasileiros que preferem as opções congeladas ou para viagem. De acordo o levantamento da YouGov BrandIndex, Nestlé, Sadia, Perdigão, Garoto e Seara são, nesta ordem, as marcas de alimentos embalados que acumularam os mais altos índices de Satisfação no Brasil entre a população geral em 2022.

Já McDonald’s, Burger King, Subway, Bob’s e Habib’s, por sua vez, foram os restaurantes que acumularam as melhores pontuações de Satisfação entre todos os locais de fast food analisados.

“Se os hábitos alimentares e de preparação de refeições dos brasileiros continuarem a mudar no longo prazo, e as marcas de comida jogarem bem as suas cartas, esses nichos podem se tornar consumidores ainda mais fiéis do que parecem ser agora”, finaliza David.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!