Super Adega implanta tecnologia de frente de caixa para reduzir ocorrências

Atacarejo também troca a função de fiscal de loja por profissional de prevenção de perdas

O Super Adega, atacarejo com cinco lojas em Brasília (DF) e 162 checkouts, tinha um desafio de melhorar sua eficiência operacional, diminuindo erros na operação de frente de caixa e, consequentemente, as filas. “Não é tarefa fácil, mas a tecnologia vem, justamente, para auxiliar nesses processos”, afirma Kennedy Oliveira, gerente de Prevenção de Perdas do Atacadista Super Adega.

Um dos maiores problemas na frente de caixa era, por exemplo, passar um pack de cerveja e uma só lata ser contabilizada. Além disso, quando um erro era detectado, a atendente demorava cerca de 4 a 5 minutos para cancelar, o que é comum para muitos varejistas. “Tínhamos também aquele cartão do fiscal para cancelamentos, que era muitas vezes compartilhado com o operador, e não dava para auditar se esse movimento foi realizado corretamente.”, afirma Kennedy.

A empresa decidiu colocar então uma tecnologia que trouxesse agilidade na frente de caixa, mas que diminuísse efetivamente as perdas e pudesse atuar em tempo real, diretamente nas lojas, antes que as perdas acontecessem. “Optamos por usar o EASiCash com fiscalização remota, da Inwave, o que diminuiu o tempo de um cancelamento do produto no checkout de 5 minutos para 30 ou 40 segundos, pela troca da validação presencial com a atuação da Central Remota. Esse tempo ainda poderia ser menor, porém optou por colocar fiscais de prevenção de perdas para monitorar o processo. “Outro dia um cliente passou uma peça de carne, mas estava com o preço do pão. Assim o fiscal de prevenção foi detectar o que tinha ocorrido e percebeu que quem pesou, passou na balança pães e esqueceu de mudar o código. Se tivéssemos apenas cancelado o produto, o erro poderia ocorrer mais vezes”, explica. “Hoje com o fiscal remoto no monitoramento, conseguimos atuar com o erro no momento da compra em todas as lojas”.  Como consequência, a rede conseguiu redução de 98% de ocorrências nos processos de validação dos fiscais de caixa (multiplicação, cancelamento de cupom, cancelamento de item etc.)”, disse.

Segundo Kennedy, outra conquista foi a diminuição de filas o que traz cliente mais satisfeitos e a melhora no trabalho de todos. “Imagina que em média, temos 1.500 atendimentos por dia, e nos fins de semana cheio, chegam a 4.500 atendimentos. Com a operação anterior, de validação com os fiscais presencialmente na loja, ficavam filas no caixa e muitas vezes, tínhamos de correr no estacionamento para buscar mais carrinhos para quem chegava. Hoje isso não ocorre e podemos fazer o trabalho de forma mais tranquila, tanto em relação aos erros quanto em relação à auditoria”.

“O EASiCash atua na redução de perdas. Além do monitoramento das operações, o sistema possibilita a supervisão remota, pela qual diversas operações, que antes necessitavam do deslocamento de um fiscal fisicamente até o caixa, pode ser feita em poucos segundos a partir de uma Central. Ou como o Super Adega adotou brilhantemente, o uso do fiscal de prevenção de perdas para as validações de frente de caixa, além de monitorar as operações”, explica Adriano Sambugaro, diretor de Marketing e Vendas da Inwave.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!