O que o time de vendas e atendimento pode fazer para vender mais no Dia das Mães?

Como conduzir o atendimento valorizando o relacionamento e a pessoa presenteada para garantir maior fidelização do cliente desde o primeiro contato

Caso encontre dificuldades de fechar a venda, o motivo provavelmente está na falha ao estabelecer uma escuta ativa ou compreensão quanto às informações trazidas pelo cliente, ou ainda, dificuldades no início do atendimento ao estabelecer uma conexão relacional e humanizada com o cliente.

Após ter a certeza de que conduziu o atendimento de forma apropriada, tendo as necessidades e expectativas do cliente como fator central do atendimento, sempre tome a iniciativa de fechar a venda.

Perspectivas de mercado para o Dia das Mães

Pesquisa realizada pela Score Retail mostra que brasileiros vão procurar economizar no Dia das Mães, realizando reuniões mais intimistas e investindo um ticket médio de R$ 250 em presentes. A pesquisa também destacou que os brasileiros estão buscando muito mais relacionamento e aproximação para comemoração dessa data especial, do que exatamente a compra de presentes. Palavras como “respeito, histórias de família, união, música, presentes, comidas especiais, dentre outras” foram utilizadas para descrever o momento.

Em contrapartida, pesquisa realizada pela Fecomercio São Paulo aponta que a estimativa é que as vendas do Dia das Mães seja 3% maior em relação ao ano passado na região. Essa será a melhor série histórica de resultados de vendas, desde 2008, para esse período do ano. As melhores perspectivas estão no setor de vestuário, tecidos e calçados, mesmo com uma inflação de quase 15% para itens como camisetas, shorts e tênis. Além destes, artigos de maquiagem, perfumaria, decoração, eletrodomésticos e eletroeletrônicos também compõem o ranking dos itens mais procurados.

Oferecimento de parcelamento serão fatores importantes para a compra de itens de maior valor agregado, como TVs e smartphones. O Dia das Mães sempre foi uma data importante para o varejo tradicional, de uma forma geral.

Mas a data também impulsiona a procura por alimentos e bebidas, beneficiando supermercadistas. Afinal, comemorações especiais que envolvem a família, costumam girar em torno também de comida.

É preciso estar sempre preparado com as técnicas e focar nas atitudes certas, que vão garantir melhores resultados de vendas em qualquer cenário de mercado. As oportunidades são sempre maiores para quem está preparado e oferece um atendimento de excelência aos clientes.

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
Imagem: Shuttersrtock

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