Pão de Açúcar aposta em variedade de vinhos e rótulos exclusivos para se destacar no mercado
A relação entre os brasileiros e os vinhos tem se tornado mais forte nos últimos anos, apesar do consumo ainda estar abaixo de outros países produtores de vinho, como Portugal e França. De acordo com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o consumo médio por brasileiro chega a ser de 2 litros de vinho por ano.
Dados do estudo “Brazil’s monthly wine drinking population doubles since 2010”, publicado pela consultora Wine Intelligence, o consumo de vinhos no Brasil teve um crescimento mensal de 36%, representando mais do que o dobro do número de consumidores nos últimos anos.
Para Henrique Pedroni Palhares, gerente comercial de vinhos do GPA, a tendência é que o mercado amadureça ainda mais, influenciando a venda dos produtos, sobretudo nos supermercados. “Na pandemia, tivemos a entrada de muitas marcas e muitos importadores. A tendência para os próximos anos é acontecer uma acomodação e um filtro natural de marcas e tipos diferentes de produtos que realmente ganharam relevância. Além disso, também prevemos uma seleção natural das marcas que efetivamente conseguiram conquistar o público com uma proposta de valor clara.
O Pão de Açúcar é referência na categoria de vinhos e espumantes, contando com uma diversidade de rótulos nacionais e internacionais selecionados a partir da curadoria de especialistas. Quando observamos os últimos 10 anos, percebemos um claro crescimento de consumo de vinhos no Brasil. Ainda somos um país de consumo per capita baixo e de consumo grande de vinho de mesa, mas esse comportamento varia muito em cada canal de compra e em cada varejista. Lojas especializadas, varejistas que investem em atendimento, formação de mix e o desenvolvimento do e-commerce criaram alguns locais em que hoje o vinho tem alta relevância de vendas e um mix de qualidade”, explica Henrique.
A rede disponibiliza em algumas lojas o serviço de atendentes de vinhos, profissionais especializados na bebida, que oferecem um direcionamento personalizado de acordo com a necessidade do cliente, possibilitando a compra assertiva do vinho.
Em agosto deste ano, o grupo trouxe com exclusividade o vinho 19 Crimes, licenciado pelo rapper norteamericano Snoop Dogg.
Presente nos Estados Unidos e na Austrália, a marca chegou ao Brasil em duas versões, o Cali Red e o Cali Cab. Os títulos são resultados de uma joint venture entre as vinícolas Treasury Wine Estates, terceira maior do mundo e dona da marca 19 Crimes, e a Santa Rita Estates, a terceira maior do Chile, para produzir, distribuir e comercializar o produto na América do Sul. Vendido com exclusividade no Brasil até dezembro no e-commerce e nas 13 lojas Pão de Açúcar de Fortaleza, além de unidades selecionadas da rede nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba.
Importância dos rótulos
Com as vastas opções diante dos consumidores, os rótulos e as embalagens possuem um papel relevante no momento da escolha final. Em gôndolas com mais de 500, os rótulos são responsáveis por atrair o cliente por meio e gerar a a identificação por meio do contato visual, por isso, ele precisa expressar de forma clara atributos como premiações, origem e posicionamento de qualidade.
“No vinho, a garrafa também é um atributo que antecipa a experiência da bebida. Garrafas transparentes em brancos e rosés geralmente evidenciam a análise visual de vinhos que podem ser mais translúcidos e delicados, e os de tonalidade mais intensa indicam vinhos de amadurecimento ou de cepas mais intensas. Hoje também temos variadas opções para diferentes ocasiões, como garrafas Magnum de 1,5l, bag in box de 3l, vinhos em meia garrafa e os vinhos em lata, cada um com a finalidade de atender diferentes momentos de consumo”, explica Henrique.
Tendências nos supermercados
Com as mudanças na forma de consumo, o investimento em vinhos é inevitável no setor supermercadista, sendo adaptável às necessidades de cada público.
“No segmento de vinhos de alta gama, vemos uma valorização de microrregiões que revelam bebidas locais muito particulares, como é o caso de Guatallary no Vale de Uco, na Argentina. Grandes vinícolas da América do Sul têm ganhado premiações super relevantes em premiações internacionais. Também vemos uma tendência de buscar novas ocasiões de consumo para o vinho com a entrada de bebidas de menor teor alcoólico e mais baixa caloria, além de diferentes tipos de embalagens. As latas, por exemplo, permitem que o vinho seja consumido em festas, praias e ambientes aonde a garrafa pode ser um problema. Por fim, também vemos uma tendência da valorização dos espumantes nacionais e de vinhos orgânicos e biodinâmicos”, avalia Henrique.
Henrique Pedroni Palhares. gerente comercial de vinhos do GPA.