Quinta maior? Compra de 16 lojas do Makro vai adicionar R$1,2 bilhão ao faturamento do Muffato
Somado ao faturamento anual (dados de 2021), o Grupo chegaria a R$11,8 bilhões, sem contar o crescimento orgânico em 2022, podendo talvez subir uma posição no ranking das maiores do varejo alimentar
Na última semana, o Grupo Muffato comunicou ao mercado a aquisição de 16 lojas do Grupo Makro Brasil. Todas as operações estão localizadas em São Paulo, ampliando sua presença geográfica no Estado.
Considerando que o faturamento dessas lojas é de R$1,2 bilhão, de acordo com levantamento da Varejo 360 , somente a aquisição já aumentaria o faturamento total do Grupo de quase R$10,6 bilhões (dados de 2021) para R$11,8 bilhões. Isso sem contabilizar o crescimento orgânico, já que em 2022 foram abertas nove novas lojas, englobando todos os formatos de atuação da empresa.
Dessa forma, de acordo com cálculos da SA Varejo , tendo como base os dados da Varejo 360, há uma possibilidade do Grupo Muffato subir no ranking das maiores de empresas do varejo alimentar, indo da sexta para a quinta posição, hoje ocupada pelo Supermercados BH , com R$11,1 bilhões aproximadamente. A questão é que a varejista mineira fez algumas aquisições e aberturas, devendo aumentar também seu faturamento. Portanto é só uma especulação por ora.
O fato é que no Estado de São Paulo a participação do Grupo Muffato amplia consideravelmente. Segundo a Varejo 360, com a aquisição de 16 lojas do Makro, o Grupo Muffato deve atingir faturamento de R$ 3,3 bilhões somente em São Paulo, tornando-se a 9º maior varejista em faturamento no Estado.
Ainda de acordo com a consultoria, as lojas adquiridas representaram 66,5% das vendas do Makro em 2022 no Estado de São Paulo e são as que tiveram melhor desempenho. As 16 unidades agora do Grupo Muffato cresceram 10,3% de 2021 para 2022, enquanto as 8 lojas que não entraram na negociação tiveram queda de 3,7%.
Fonte: SA Varejo
Foto: Divulgação