Redes supermercadistas e especialistas traçam expectativas para o setor

Saiba quais são as perspectivas para o último trimestre do ano e as principais tendências do varejo alimentar

O setor supermercadista ainda tem muito espaço para crescer. Essa é uma das conclusões que foram identificadas durante a 1ª edição da XP Food Retail Conference, que contou com oito empresas do setor: Assaí Atacadista, Grupo Mateus, GPA, Mambo, Oba Hortifruti, Super ABC Supernosso.

Para alguns players, o último trimestre deve apresentar uma desaceleração de vendas de mesmas lojas na comparação com o segundo trimestre, principalmente pela inflação mais baixa e a mudança de comportamento do canal B2B para uma compra mais fracionada. Outro ponto considerado é que o aumento do Auxílio Brasil ainda não parece ter se traduzido em incremento de demanda para as companhias.

Apesar de um trimestre mais fraco, todas as empresas estão otimistas e mencionaram planos sólidos de crescimento orgânico. Enquanto umas empresas investem no formato específico para impulsionar a diferenciação, outras continuam apostando em um portfólio mais diversificado. Outro destaque é que alguns players regionais estão analisando expandir para outros estados para impulsionar seu mercado endereçável.

Mais um ponto levantando foi o interesse dos investidores em entender a percepção das empresas não listadas em relação à indicação de crescimento de 3x no faturamento das lojas convertidas pelo Assaí. A percepção da maior é de que a expansão é bastante factível de ser alcançada frente à base de comparação fácil das lojas do Extra.

Os empresários também estão otimistas com a Copa do Mundo, principalmente o formato atacarejo, que deve ser favorecido pelo aumento de encontros sociais em bares e restaurantes para assistir aos jogos.

Durante o evento, a L.E.K Consulting, companhia de consultoria estratégica global com forte histórico em bens de consumo, destacou três principais tendências para o varejo alimentar. São elas:

– Dinâmica econômica, com a alta da inflação sendo o principal ponto de atenção, enquanto as lojas que focam em um sortimento mais premium e low cost como as vencedoras;

– Atitude, com home/flex office sendo o “novo normal”, mais foco em saúde e conveniência e marcas próprias ganhando participação devido ao trade-down dos consumidores em busca de melhores preços;

– Tamanho, com bastante espaço para consolidação do mercado, uma vez que as grandes redes representam 30% do mercado, o que se compara com 60% nos EUA, além da penetração do e-commerce que deve aumentar, e os formatos de atacarejo e conveniência chamam a atenção como as principais alavancas de crescimento do segmento.

Fonte: SA Varejo

Foto: Stock Adobe

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!