Segmento de supermercado é destaque no ranking dos 100 maiores contribuintes de ICMS da Paraíba

Com 17 empresas listadas entre os “100 Maiores Contribuintes de ICMS Genuinamente Paraibano”, o segmento supermercados da Paraíba foi o destaque do ranking publicado pela Revista Painel Empresarial, no último mês de maio, quando foi entregue a placa aos empresários, na casa de Recepção Sonho Doce, em João Pessoa, aos que mais contribuíram com o recolhimento do ICMS, o principal tributo do Estado, no ano passado.

Conforme publicação da Revista Painel Empresarial, dois supermercados genuinamente paraibanos ficaram entre os 10 que mais recolheram ICMS em 2022 entre todos os setores: o Grupo Bemais, no 5o lugar, de João Pessoa, e a Rede Compras (Grupo Farias), no 6o lugar, de Campina Grande. Além de liderar entre os estabelecimentos do setor do varejo no ranking dos 100 Maiores Contribuintes de ICMS, o segmento de supermercado superou em número de empresas no ranking o setor industrial, que incluiu 16 estabelecimentos na lista de maiores contribuintes.

Nos 17 empreendimentos supermercadistas paraibanos, que mais recolheram ICMS, oito deles estão localizados em João Pessoa (Grupo Bemais; Grupo Latorre/Litoral; Superfácil; Manaíra; Menor Preço; Do Dia; Brasil; Varejão); três são de Campina Grande (Rede Compras; Mateus Supermercado; Barbosa e Souza), dois são de Patos (Hiper Queiroz; Supermercado Guedes), no Sertão da Paraíba, outros dois de Cabedelo (Real Supermercados e Assis), na Grande João Pessoa. Completa a lista as unidades das cidades de Mamanguape (Temais Varejista) e de Rio Tinto (Brizola) entre os 100 maiores contribuintes. (Veja a lista completa no quadro com informações da colocação no ranking e a cidade sede).

SEGMENTO POTENCIALIZA CADEIA

Além de participar com um número relevante de empresas na lista dos maiores contribuintes do ICMS, que é a principal fonte de receita do Estado para implementação das políticas públicas de educação, saúde, segurança e de investimentos estruturantes, o segmento supermercadista representa o último elo da cadeia entre os produtos e os seus consumidores finais, potencializando toda a cadeia de alimentos.

O presidente da Associação Paraibana de Supermercados (ASPB), Cícero Bernardo, afirmou que o segmento vem crescendo a cada ano e o ranking dos 100 Maiores Contribuintes do ICMS de 2022 atesta, com dados e informações, que chegou a superar outros setores produtivos importantes no Estado, no recolhimento de ICMS, como a indústria.

DESTAQUE NA GERAÇÃO DE EMPREGO

“Os supermercados têm importância significante para o Estado, não apenas no recolhimento do ICMS para contribuir com as políticas públicas, mas também na geração de emprego. Neste aspecto, o segmento cumpre uma função social importante, pois é o que mais abre vagas de trabalho para o primeiro emprego. Outro ponto relevante é a função que exerce para o crescimento e o desenvolvimento da economia do Estado, por estar presente em todas as regiões do Estado. Durante a pandemia, foi o setor que mais prestou serviços à população paraibana, tanto no atendimento na parte de alimentos, prestação de serviços essenciais à população”, lembrou Cícero Bernardo.

Para Cícero Bernardo, além de atender as necessidades basilares da população, os consumidores não precisam mais se deslocar para locais distantes para comprar determinados produtos com ampliação dos estabelecimentos nos bairros, chamados “de supermercados de vizinhanças”, que ficam cada vez mais próximos dos clientes, gerando rapidez, agilidade e familiaridade nos serviços aos clientes.

UNIVERSO DE 473 SUPERMERCADOS

Na Paraíba, conforme base de dados de contribuintes com inscrição estadual ativa de ICMS na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), existem 473 estabelecimentos de supermercados e 12.878 minimercados, o que mostra a importância do segmento para o Estado e também a relevância dos 17 estabelecimentos listados no ranking, dentro desse universo amplo do segmento, pois eles se destacaram entre os maiores contribuintes do Estado.

ASPECTOS DA FORÇA DO SEGMENTO

Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, o ranking dos maiores contribuintes genuinamente paraibano mostra a força do segmento supermercadista na economia local. Além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento por meio do escoamento dos produtos da indústria e da agroindústria, facilitando assim o aumento de produção e de vendas, o segmento ainda tem potencializado a economia nas diversas regiões do Estado por ter capilaridade.

“Consideramos o segmento supermercadista um parceiro da Fazenda Estadual e tem todo o respeito da Sefaz-PB por sua importância econômica no Estado e pelo crescimento pujante nos últimos anos, em especial, durante a pandemia, por ser um serviço essencial. É bom lembrar que no ano passado a Paraíba se destacou na geração de emprego e o segmento supermercadista contribuiu também nesse aspecto, pois é um dos que mais abriu postos de trabalho, mas ao mesmo tempo é também beneficiado, pois quanto mais empregos são gerados maior é o volume de massa salarial das famílias voltada aos alimentos de primeira necessidade, área primária dos supermercados”, apontou.

Segundo Marialvo Laureano, o faturamento do segmento supermercadista foi muito forte no ano passado e o varejo foi sustentado principalmente pelo setor de supermercados e alimentos.

GESTÃO FISCAL EQUILIBRADA

“Outro ponto importante para o segmento do varejo, voltado às primeiras necessidades, é ter um Estado com gestão fiscal equilibrada. Isso traz uma série de benefícios: pagamento de salários e fornecedores em dia e maior capacidade de investimentos com recursos próprios. A Paraíba é único Estado do Nordeste que é “rating A” da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e também único com nota AA+, a maior nota de um ente subnacional (Estado) por três anos consecutivos, pela agência de classificação internacional Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Ratings). Ou seja, um Estado com solidez fiscal, com baixo endividamento e com capacidade de pagamento traz facilidade para o planejamento das empresas, pois terá regularidade nos seus pagamentos e um crescimento nas vendas do varejo, sobretudo, de alimentos, o que se traduz em sucesso, além de girar a economia como um todo do Estado”, explicou.

RELEVÂNCIA DO SEGMENTO

O diretor da Revista Painel Empresarial, Emanuel Montenegro, que promove anualmente o evento que faz homenagem aos 100 maiores contribuintes do ICMS, destacou a relevância do segmento supermercadista diante dos desafios enfrentados e superados pelas empresas durante a pandemia. “Incluir 17 empresas no ranking de 100 maiores é demonstração de força do setor que gera emprego e renda em todas as regiões do Estado, pois o segmento tem muita capilaridade. Contudo, quero reiterar também que a gestão fiscal sólida do Governo João Azevêdo tem propiciado condições de crescimento do setor supermercadista e do varejo paraibano. É bom lembrar que o Governo da Paraíba este ano não elevou o ICMS indo na contramão da maioria dos Estados que elevaram a alíquota do ICMS em 2023. Este aspecto gera boas perspectivas e melhora o ambiente de negócios do Estado,” frisou.

GRUPO BEMAIS LIDERA RANKING NO SEGMENTO SUPERMERCADOS ENTRE OS 100 MAIORES DE ICMS

Com quase 30 anos no mercado e conservando a característica de supermercado de bairro, o Grupo beMais liderou o ranking no segmento supermercados genuinamente paraibano entre “100 Maiores Contribuintes de ICMS do Estado da Paraíba”, no ano passado. O beMais, que tem 12 unidades espalhadas por diversos bairros de João Pessoa, ficou em 5o lugar no ranking Geral, incluindo todos os setores e atividades econômicas no recolhimento do principal imposto do Estado, conforme publicação da Revista Painel Empresarial do mês de maio.

O Grupo supermercadista, dos irmãos empreendedores Raílton e Ronaldo Cardoso, não apenas se consolidou no mercado mais concorrido do Estado, que é a Capital, mas também lidera o segmento supermercadista genuinamente paraibano.

Rodolfo Campos, um dos diretores do Grupo, representou o beMais na solenidade de entrega da placa no evento dos “100 Maiores Contribuintes de ICMS” e listou alguns fatores que explicam o sucesso da rede, que começou em 1994, em um ponto comercial de Mangabeira I.

“Temos o compromisso com o pessoense de entregar sempre o melhor serviço, não só no que diz respeito ao preço e ao produto, mas também a experiência em todas as áreas que a nossa marca atua e também no desenvolvimento dos bairros onde estamos presentes. É com muito orgulho que recebemos esse reconhecimento da Revista Painel Empresarial, pois mostra que o nosso trabalho está seguindo no caminho certo, além de trazer com as vendas um maior recolhimento do ICMS, que propicia melhorias para as políticas públicas do Estado”, frisou.

EMPREGA DOIS MIL COLABORADORES

A Rodolfo citou que os investimentos do grupo, que permanece em expansão nos bairros da Capital, e a abertura de vagas de trabalho direta e indireta são duas contribuições do beMais para o crescimento e o desenvolvimento do Estado. Nas 12 unidades, há cerca de dois mil colaboradores trabalhando nos supermercados, no centro administrativo e no centro de distribuição.

“Desde a fundação da empresa, há quase 30 anos, a missão de investir e preservar a prata da casa fez parte da visão do grupo. Buscar expandir com saúde e estabilidade, não só em número de lojas, mas também em quantidade de colaboradores, diretos e indiretos que compõem nosso quadro, garante resultados compartilhados que geram oportunidade de contribuir com melhorias para nossa cidade e Estado como um todo. Esse formato de parceria com colaboradores, clientes e fornecedores resulta em um retorno multi lateral próspero”, destacou Rodolfo, que trouxe a visão arrojada da juventude ao grupo beMais.

NOVO CONCEITO E PADRÃO

As doze unidades estão ainda mais concentrada nos bairros mais populares na Zona Sul da Capital, onde iniciou a sua expansão, como Mangabeira I e IV, Valentina, Bancários, Cidade Universitária e José Américo, mas nos últimos anos o Grupo começou a penetrar também nos bairros mais nobres de João Pessoa como, por exemplo, Manaíra e Bessa, já introduzindo na fachada e no interior das lojas o novo conceito e padrão beMais, que será levado para todas as unidades.

“Em 2023, temos como foco a expansão interna das lojas. Estamos com projeto de reforma para seis unidades da empresa, trazendo o novo conceito e padrão beMais, homogeneizando as 12 unidades para garantir que nossos clientes desfrutem do melhor. Reformas estruturais, mudança de fachada e atualização de equipamentos. Além dos investimentos em lojas, foi realizada uma expansão do centro de distribuição que duplicou a capacidade de expedição e recebimento de mercadoria para abastecimento dos supermercados. Neste formato ganhamos velocidade no crescimento de dentro para fora da empresa, consolidando ainda mais os resultados existentes e agilizando a possibilidade de abertura de novas fi liais. Existem projetos para novas lojas ainda em 2023, porém sem data programada até o momento”, finalizou Rodolfo.

Matéria da Edição 89 da Revista Nosso Setor

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!