SUCESSÃO FAMILIAR EMPRESARIAL

O sucesso nas empresas, muitas vezes, pode ser medido pela sua perpetuidade nos negócios, ou seja, conseguir permanecer, economicamente, ativa e rentável ao longo das gerações. Porém isso pode ser um grande desafio para
empresas tradicionalmente familiares, pois muitas vezes a família, sozinha, não é dotada suficientemente das habilidades necessárias para expandir os negócios e inovar de acordo com as necessidades que o mercado exige.

Então como se preparar para isso?

A profissionalização da gestão pode ser uma excelente solução para as empresas familiares, através de uma composição de governança corporativa, com processos bem definidos e cultura alinhada com o que a empresa se propõe a executar e deixar como legado para as futuras gerações.

Governança corporativa e processos bem definidos

Um grande primeiro passo é ter referências e nada melhor do que as maiores empresas de todos os setores que disponibilizam seus relatórios de resultados, atas de reuniões e inúmeros dados relevantes na bolsa de
valores. (Você pode consultar nos sites de relacionamento com o investidor de cada companhia de capital aberto).

Governança Corporativa é a marca registrada em companhias que decidiram abrir capital na bolsa de valores, pois nesse momento os sócios fundadores abrem para novos sócios investirem, sendo assim ter uma empresa maior em detrimento de reduzir sua participação.

Consultoria Especializada

Para esse modelo ser sustentável é necessário formar um time de executivos responsáveis pelas principais áreas de uma empresa e contar com uma consultoria especializada em gestão e governança corporativa, sendo importante para o acompanhamento do processo sucessório, desde ajudar a validar o perfil dos executivos que formarão a companhia até apoiar os familiares envolvidos nesse momento de transição. Para os herdeiros que irão permanecer à frente das atividades da empresa, meritocracia baseada em resultados deve ser a qualidade mais valorizada.

Matheus Mavignier, Sócio e Assessor de Investimentos da Conceito / XP Investimentos e Head de Operações Estruturadas, ampla experiência em Renda Variável e Assessoria de Clientes Private. Graduado em Engenharia Civil (UNIFOR), Certificado em Especialista de Investimentos (CEA ANBIMA) e Agente Autônomo de Investimentos (Ancord)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale conosco! Available from 08:00 to 22:00