CULTURA DE PREVENÇÃO, SEM ELA NADA ACONTECE

Por Haroldo Ribeiro

Sobre tudo o que já falamos sobre a cultura de prevenção de perdas, podemos afirmar que, sem uma cultura bem desenvolvida, nada de resultados significativos acontecem.

A Cultura de prevenção é a base de tudo nesse processo de transformação do modo de pensar da equipe de colaboradores. Ela representa nada mais nada menos do que o senso crítico de cada colaborador diante de
cenários geradores de perdas e sua disposição para atuar e combater tais situações na empresa.

A Cultura de prevenção é a base de tudo nesse processo de transformação do modo de pensar da equipe de colaboradores. Ela representa nada mais nada menos do que o senso crítico de cada colaborador diante de
cenários geradores de perdas e sua disposição para atuar e combater tais situações na empresa suas empresas e que não dão atenção ao desenvolvimento desse pensamento entre seus colaboradores.

É certo afirmar, que esse é o componente chave, se você quiser obter resultados consistentes com a redução de perdas.

E o que fazer para desenvolver essa cultura na minha equipe? Existe uma infinidade de ferramentas que podem ser
aplicadas com o objetivo de desenvolver esse senso na equipe, e normalmente elas começam com treinamentos de sensibilização e conscientização sobre o problema e os impactos que as perdas causam, sobretudo na possibilidade da perda do posto de trabalho de cada colaborador, na medida em que a empresa perde sua eficiência como negócio e precisa “baixar suas porta.

Além de treinamentos, devemos pensar que todo esforço em “falar” sobre prevenção com a equipe, é benéfico. Pensando dessa forma, campanhas  internas, cartazes, sinalização educadora, concursos com premiação, metas de redução com incentivo aos resultados, formação de grupos de prevenção de perdas (GPP), vídeos, cartilhas
educativas, uso de botons, e o coroamento das atividades do ano, com a Implantação de uma semana de prevenção de perdas, fazem parte desse leque de opções para o fortalecimento e  desenvolvimento da cultura.

A conscientização por parte de toda a equipe é o divisor de águas sobre os resultados na implantação de um Programa de Prevenção de Perdas.

Haroldo Ribeiro é consultor e palestrante, especialista em prevenção de perdas e gestão de
estoques para o Varejo Brasileiro e sócio na Max
Result Consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale conosco! Available from 08:00 to 22:00