USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE AUXILIAR NA REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, APONTA ESTUDO
Hoje 72% dos consumidores estão cientes de seu desperdício de alimentos, porcentagem superior aos 33% antes de 2020.
O desperdício de alimentos é uma temática que causa preocupação em todo o mundo. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçadas em 2019, apontando para a necessidade de ações que envolvam todos os países para redução dos níveis de desperdício, uma realidade que foi apontada pelo Relatório do Índice de Desperdício Alimentar do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, publicado em 2021.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos por ano no mundo, o que representa 30% do total produzido. Números que envolvem toda a cadeia alimentar, desde os produtores até os consumidores.
Em contrapartida aos resultados alarmantes, hoje 72% dos consumidores estão cientes de seu desperdício de alimentos, porcentagem superior aos 33% antes de 2020. Os dados são do último relatório “Reflita. Repense. Reconsidere. Por que o desperdício de alimentos é um problema de todos”, divulgado pelo Capgemini Research Institute. A pesquisa entrevistou 10 mil consumidores e executivos de mil grandes organizações de fabricação e varejo de alimentos.
A pesquisa também apontou que 60% dos consumidores se sentem culpados por desperdiçar alimentos. O aumento na conscientização passa também pela mudança de hábitos, exemplo disso é que a busca nas mídias sociais por métodos para aumentar a vida útil dos alimentos teve um crescimento anual de 80%. A economia de custos (56%), as preocupações com a fome no mundo (52%) e as mudanças climáticas (51%) são as principais razões que contribuem para isso.
A responsabilidade das marcas
Em contrapartida, se por um lado os consumidores reconhecem a responsabilidade no desperdício de alimentos, por outro eles também desejam que as marcas se engajem na contribuição para reduzir o desperdício, sentimento que atinge quase dois terço deles, 61%. Com a visão de que os varejistas e fabricantes de alimentos não estão fazendo o sufi ciente para ajudá-los a conter essa questão, 57% deles sentem-se desapontados com a postura das empresas.
Dispostos a fazerem a própria parte, mais de 90% dos consumidores preferem marcas que reduzem o desperdício de alimento 58% afirmaram ter maior propensão a aumentar seus gastos com empresas que tomam medidas ativas para gerenciar o desperdício.
“As pessoas querem que as marcas se envolvam cada vez mais em seu dia a dia. Não basta mais não ser parte do problema, é necessário combatê-lo. Hoje, as organizações devem contribuir com soluções. Na pesquisa, apenas 39% dos consumidores consideram as informações dos rótulos claras e 33% dizem conseguir dados de como aumentar a longevidade do alimento nas embalagens. E neste sentido a tecnologia pode ajudar muito, como, por exemplo, na implementação de soluções que levam a informações mais completas, com vídeos, dicas, receitas, opiniões entre tantas outras opções”, explica Willian Valiante, vice-presidente para as áreas de Bens de Consumo, Varejo e Distribuição para a América Latina da Capgemini.
A tecnologia como ferramenta na luta contra o desperdício De acordo com Mauricio Andrade de Paula, diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição LatAm da Capgemini, o uso da inteligência artificial em toda a cadeia produtiva pode não apenas evitar desperdícios, como também gerar ganho para as marcas, a partir da definição de um modelo de monitoramento completo de todo o ciclo com métricas relacionadas ao desperdício de alimentos.
Além disso, o executivo também aponta a importância dessas práticas aliadas à realidade do Brasil. “Temos um país de dimensões continentais, a cadeia de transporte e armazenamento é um dos grandes desafios para produtores e fabricantes. A implementação de soluções de tecnologia, orientadas por dados, capazes de dimensionar e prever demanda, monitorar temperatura, realizar gerenciamento de estoque, por exemplo, não eliminará as perdas, mas certamente será capaz de criar um ecossistema de negócios ágil e inteligente, capaz de gerenciar de forma proativa os desperdícios, reduzindo-os ao máximo”, explica.
Três frentes para combater o desperdício de alimentos (Dados devem vir em um infográfico) – Na pasta de fotos tem as referências Usar a tecnologia para atrair comportamentos de prevenção de desperdício entre os consumidores, reforçar as iniciativas de conscientização e estimular os funcionários a incentivar o comportamento proativo.
Uma cadeia de suprimentos ágil e inteligente com ecossistemas de compartilhamento de dados, maior colaboração em todo o ecossistema pode auxiliar na aceleração da mudança.
Definir, monitorar e relatar métricas relacionadas ao desperdício de alimentos. Com o uso correto da tecnologia, as organizações podem rastrear, avaliar, relatar e reduzir o desperdício de alimentos em toda a cadeia de valor.
Fonte: Capgemini Research Institute