USO DO WHATSAPP PODE AJUDAR NA VENDAS DE PEQUENOS NEGÓCIOS
Aplicativo de mensagens cresce 97% e tem alavancado micro e pequenos negócios
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para lançar campanhas e buscar melhores resultados de venda. No caso dos pequenos negócios, ter uma grande demanda e não conseguir atendê-la pode acabar gerando um resultado oposto do esperado, por isso antes de começar a vender é preciso traçar estratégias para que o cliente tenha um bom atendimento e possa ser fidelizado.
Para isso, contar com as ferramentas tecnológicas é uma das melhores opções, como é o caso do WhatsApp, que vem se mostrando um canal de venda efi caz para os negócios. De acordo com a Decode, empresa de big data analytics e inteligência de mercado, o aplicativo de mensagens cresce 97% e tem alavancado micro e pequenos negócios, provando ser uma plataforma obrigatória para quem está neste segmento de atuação.
Além de ser uma oportunidade para concretizar vendas, o WhatsApp também pode ser utilizado na gestão estratégica dos pequenos negócios, possibilitando a criação de times e campanhas de marketing diretamente na plataforma do WhatsApp Web. Por meio de uma extensão no Google Chrome, é possível gerir o negócio do WhatsApp, com funções que programam mensagens, campanhas de marketing automatizadas, entre outras, para manter o contato direto com o cliente e fidelizá-lo.
Para entender mais sobre como o WhatsApp pode ser utilizado pelos pequenos negócios, conversamos com a Flavia Schuchmann Cukier, gerente de marketing global da Blueticks.
RNS: Como o uso do WhatsApp estratégico pode ser um diferencial para as empresas?
FC: O WhatsApp é a principal plataforma de comunicação, principalmente no Brasil. O consumidor gosta de se sentir exclusivo e o uso da plataforma permite que a empresa converse com o seu público com maior proximidade, trazendo o diferencial da individualidade.
Então, as empresas que ainda não aderiram esse canal, perdem em relacionamento com o cliente e conhecê-lo mais e melhor para ofertar produtos exclusivos, de acordo com o perfil.
As empresas que sabem utilizar o WhatsApp ganham em produtividade, em competitividade e em retenção de clientes.
RNS: Quais os principais pontos que devem ser levados em consideração ao adotar o WhatsApp como ferramenta de venda para as datas comemorativas?
FC: O primeiro ponto é ter uma estratégia definida para o canal, criar as peças e o fl uxo da comunicação para não perder o timing e ser assertivo com o cliente. Um ponto fundamental é se atentar às regulamentações da ferramenta para que sua campanha não vire spam.
RNS: Para o varejo de alimentação, sobretudo o setor supermercadista, como o WhatsApp pode ser integrado às estratégias de vendas?
FC: No momento em que o público busca atendimento personalizado, o WhatsApp torna-se um canal de comunicação para todos os comércios, incluindo o setor de supermercados, pois podem construir essa relação de proximidade por meio da plataforma que é utilizada pelas pessoas no dia a dia.
Por meio do WhatsApp, os supermercados podem criar campanhas e ofertas segmentadas para atrair mais consumidores, além de fornecer conteúdos exclusivos para fomentar esse relacionamento durante o mês e datas especiais, como aniversário do cliente e do supermercado, Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras.