Venda de produtos de marca própria em redes como Carrefour e Pão de Açúcar tem incremento de cerca de 20%

Os itens exclusivos podem ser uma estratégia para aumentar o faturamento das lojas e atrair novos consumidores

Com os preços cada vez mais competitivos e a exigência do consumidor por produtos de qualidade, as marcas próprias ganharam destaque no varejo alimentar. Segundo dados da NielsenIQ, os produtos exclusivos das redes já estão presentes em 34% das casas brasileiras, e entre 2021 e 2022 as chances dos consumidores adquirir itens dessas linhas teve um aumento de 7,68%.

Os produtos de marca própria desempenham um papel estratégico para os varejistas, pois oferecem uma margem de lucro maior dentro dos supermercados e contribuem para o crescimento sustentável do negócio.

No GPA, por exemplo, as vendas de marcas próprias representaram 21,5% das vendas totais no 1º trimestre de 2022. Já para o Grupo Carrefour, o valor foi de 19,7%. Esses números alcançados por grandes varejistas demonstram a importância dessas marcas para o sucesso das empresas do ramo, trazendo maior rentabilidade, competitividade e uma taxa considerável na participação do faturamento.

De acordo com Fátima Bana, executiva de marketing, o atual cenário econômico oferece oportunidades para o crescimento das marcas próprias, pois os consumidores estão optando por opções mais em conta e, se os varejistas conseguirem disponibilizar produtos de qualidade a preços competitivos, as chances de fidelizar o cliente aumentam.

Contudo, tais produtos também enfrentam alguns desafios no cenário brasileiro como a resistência de shoppers para abandonar suas marcas preferidas. Os consumidores nacionais são considerados “brand lovers”, ou seja, tendem a permanecer leais a uma marca mesmo em tempos de crise econômica. Porém, quando enfrentam dificuldades financeiras buscam por opções baratas e de qualidade – algo que pode tornar as marcas próprias uma alternativa atraente.

Outro desafio são os problemas logísticos, responsáveis por dificultar de certa forma a produção e distribuição dessas marcas pelo país, o que demanda uma boa estratégia de marketing para impulsionar os preços e ser superado.

Um fator chave para a escolha dessas marcas pelo consumidor brasileiro é a confiança. A partir do momento no qual as marcas próprias passam a atender às expectativas dos clientes em termos de qualidade e preço é desenvolvida uma confiança e, consequentemente, uma lealdade. Assim, os clientes retornam para tais itens em compras futuras.

“Compreender o comportamento do consumidor, construir a confiança e superar os desafios logísticos são fundamentais para o sucesso da marca própria. Dessa forma, aproveitar as oportunidades atuais e oferecer produtos de qualidade a preços competitivos é uma estratégia fundamental para consolidar o papel das marcas próprias no varejo brasileiro”, afirma Fátima.

Fonte: SA Varejo

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