Visão global, ação local: transformando o varejo através de experiências internacionais

No mundo acelerado do varejo, estar à frente significa buscar constantemente novas perspectivas e abraçar a inovação. Uma das maneiras mais eficazes de alcançar isso é sempre ter um olhar atento para tudo. E isso, depois de um tempo, acaba virando um hábito. Entrou numa loja? Avalie a operação, o atendimento, o storytelling. Aprenda com a experiência na prática, há anos faço isso. E garanto: faz toda a diferença.

O potencial inovador do Brasil não decepciona (temos grandes exemplos locais) – alcançamos a 49ª posição no IGI, o índice global de inovação realizado pela Cornell University e pela Organização das Nações Unidas (ONU) em um total de 132 economias avaliadas.

Apesar de todo esse potencial (que, claro, poderia ser maior com investimentos mais significativos em pesquisa e desenvolvimento – mas isso é papo para outro artigo), uma outra forma de se conectar com a inovação no varejo é viajando para outros países, participando de feiras e eventos internacionais que, inclusive, meu time do Grupo Bittencourt e eu estamos fazendo agora.

Embarcamos nesta semana para a NRF Big Show, da National Retail Federation com a Delegação da Gouvêa Experience. Esses eventos não são apenas encontros, são caldeirões de ideias, tendências e estratégias que definem o futuro do varejo.

No coração das feiras internacionais está a oportunidade de conhecer as tendências emergentes em primeira mão. De tecnologias inovadoras a novas abordagens de atendimento ao cliente, esses eventos apresentam o que está por vir no varejo. Ao participar, as pessoas podem absorver essas novas ideias e, conhecendo a prática, podem se inspirar a aplicá-las em seus próprios contextos. Por exemplo, uma tecnologia apresentada pela primeira vez em uma feira em Paris poderia revolucionar a experiência do cliente em lojas do outro lado do mundo.

Um dos aspectos mais valiosos desses eventos é a chance de ouvir diretamente dos gigantes da indústria. CEOs, fundadores e líderes de redes do varejo global frequentemente compartilham suas percepções e experiências nesses eventos. Esse acesso direto à sua expertise proporciona uma oportunidade rara de aprender com aqueles que navegaram com sucesso no cenário do varejo, oferecendo lições tanto inspiradoras quanto práticas.

Outra grande vantagem é o networking com profissionais de todo o mundo. Essas conexões podem levar a colaborações e parcerias, fomentando uma cultura de inovação. Ao interagir com empresas diversas, os varejistas podem ganhar perspectivas e insights frescos, essenciais em um mercado globalizado.

Então, faço um convite, se você não pôde participar, mergulhe no conteúdo que estamos construindo. Estamos ansiosos para trazer de volta um conhecimento rico e muita inspiração. No setor de varejo de hoje, ampliar os horizontes por meio de experiências nacionais ou internacionais não é apenas algo necessário, é essencial para aqueles que buscam liderar e inovar.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado e Consumo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!