Associação de Supermercados da Paraíba lança a CONSUPER 2023
Espaço para realizar negócios, fortalecer parcerias e estreitar relacionamentos. Essas têm sido as marcas a cada ano da Convenção Paraibana de Supermercados (CONSUPER) há quase 20 anos. A Associação de Supermercados da Paraíba, que é a realizadora do evento, fez o lançamento da 17ª edição da CONSUPER 2023, que será realizada no período de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, com fortes expectativas.
E não é à toa que a CONSUPER se transformou em uma das maiores feiras do setor do Norte/Nordeste. A retomada no ano passado do evento presencial, após dois anos de suspensão devido à pandemia, mostrou a sua força ao atrair mais de oito mil clientes e reunir cerca de 300 marcas de fornecedores, com destaque para a participação de grandes indústrias de todo o País, em especial do segmento alimentício e de maquinários, que dominou cerca de 70% do espaço da feira.
“A cada ano temos atraído mais fornecedores com marcas nacionais e de supermercadistas da Paraíba e dos Estados vizinhos que gostam de fazer negócios, de estreitar relacionamentos com seus fornecedores e de novidades para expor nas suas gôndolas e nos aparelhos de ar refrigerados como forma de satisfazer os seus clientes. Os fornecedores têm encontrado nos três dias da CONSUPER esse espaço. Por isso, a cada nova edição a feira tem sido sinônimo de sucesso”, revela com entusiasmo o superintendente da ASPB, Damião Evangelista, responsável pela organização do evento a cada ano.
TEMA DESTE ANO
O tema da CONSUPER 2023: “Sua Excelência, o Consumidor – Atender bem para atender sempre” revela a preocupação da Associação de Supermercados da Paraíba com o público alvo de qualquer negócio: o consumidor. A palavra ‘atender’ significa dar ouvidos ou escutar alguém. Cada cliente é diferente. Cada um tem uma necessidade e uma forma de compreensão. Assim, um dos principais diferenciais do bom atendimento, no geral, é a forma de lidar com as necessidades dos clientes. Essa será a marca que a CONSUPER 2023 quer deixar impregnada nos participantes.
Melhor ainda, a ASPB entende que o atendimento ao cliente deve ser a porta de entrada para qualquer empresa, pois o consumidor é o principal gerador de lucros e de ampliação de negócios, quando bem atendido. Ou seja, tratá-lo bem é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
POTENCIAL DE CLIENTES
Para os fornecedores que marcarem presença na feira de outubro deste ano para ampliar relacionamento e fazer negócios, não faltarão clientes. Além das caravanas dos Estados vizinhos como Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, que crescem a cada ano, a Paraíba tem um potencial imenso de clientes: 473 supermercados ativos e mais de 12 mil mercadinhos, que estão ávidos para fazer bons negócios. No ano passado, nos três dias do evento, o número de visitantes chegou a oito mil.
“O apetite do mercado em fazer mais negócios na CONSUPER 2023 será um dos termômetros para saber se teremos mais empresas instaladas neste ano. O período da feira, no mês de outubro, é muito propício para mercadinhos e supermercados médios elevarem as suas compras visando as vendas de fim de ano, em especial do Natal”, aponta o superintendente Damião Evangelista que aponta: “a Paraíba se tornou um celeiro de oportunidades para negócios e as indústrias e fornecedores já estão entendendo esse nicho de mercado dentro da CONSUPER”, finaliza o superintendente.
COORDENADA
Feira fortalece relacionamento de fornecedores com clientes
Reunir em três dias o maior número de clientes e aproximar laços de relacionamento pessoal tem sido um dos pontos mais fortes da CONSUPER a cada ano.
Para o Diretor Comercial da São Braz, Walber Santos, a CONSUPER torna essa realização possível. “Se fôssemos empregar um tempo específico para manter esse nível e número de relacionamento que fazemos na CONSUPER levaríamos um tempo muito maior para cumprir essa missão. Contudo, esse objetivo é possível durante a feira de três dias, pois podemos sentar numa mesa com centenas de clientes de forma presencial”, revelou.
O proprietário da rede de supermercados Irmãos Cantalice da cidade de Juazeirinho, José Willame de Araújo, reforça esse aspecto da CONSUPER, que se tornou umas das principais feiras do Nordeste do segmento justamente por investir no fortalecimento de relacionamento, por meio de encontros presenciais de grandes fornecedores do Nordeste e do País com os minimercados e supermercadistas. Ele credita essa marca ao trabalho da ASPB e, sobretudo, ao superintendente da entidade, Damião Evangelista.
“Ele desenvolveu um nível de relacionamento muito forte com muitos stakeholders que dão sustentação ao segmento supermercadista do País como, por exemplo, a GS1 Brasil, dirigentes da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e da APAS (Associação Paulista de Supermercados), que têm influência sobre grandes indústrias de alimentos e de fornecedores do Brasil”, frisou José Willame de Araújo, que é ex-presidente da ASPB e atualmente ocupa o cargo na Diretoria da ASPB para o biênio 2023-2025, na função de secretário.
Para o supermercadista de Juazeirinho, um dos maiores legados da CONSUPER tem sido o networking de fornecedores com os seus clientes, principalmente de supermercadistas e de minimercados que estão instalados no interior do Estado e têm, muitas vezes, uma única oportunidade de interagir no ano com os seus fornecedores pessoalmente durante a feira e ainda tem a possibilidade de fechar bons negócios.
“O evento traz uma riqueza nos relacionamentos de proprietários e de distribuidoras. Muitas vezes compramos de empresas fornecedoras, como indústrias e atacadistas, sem nunca termos nos conhecido pessoalmente e a feira proporciona esse encontro e esse contato é muito importante, pois fortalece relacionamento e elevação de novos negócios. Enfim, a consolidação e o sucesso da feira foram gerados pela capacidade de relacionamento. Ao dar oportunidade para milhares de minimercados e centenas de supermercados terem conversas numa mesa de negociação é um grande feito, por isso a CONSUPER a cada edição supera as suas expectativas de volume de negócios. Lá temos uma oportunidade ímpar para fazer bons negócios, pois os supermercadistas encontram no mesmo espaço indústrias e distribuidores ávidos por negociação”, apontou.
José Wilame resume que a CONSUPER virou mais que uma feira de negócios de clientes e fornecedores, mas sobretudo é um espaço para ampliar e intensificar trocas de informações e relacionamentos. “Ou seja, na feira, o fornecedor consegue dar um feedback e receber também um feedback tanto de clientes da Capital como do interior do Estado ao mesmo tempo. Sabemos que o segmento supermercadista tem muita competitividade, mas não temos rivalidade. Conseguimos construir ao longo desses anos um relacionamento de respeito entre os colegas e a ASPB, por meio da CONSUPER e de outras ações, têm sido capazes de promover esse espírito de confraternização com negócios”, finalizou.
SERVIÇO:
EVENTO: 17ª edição Convenção Paraibana de Supermercados (CONSUPER)
PERÍODO: 9 a 11 de outubro de 2023
LOCAL: Centro de Convenções de João Pessoa-PB
CONTATO PARA RESERVA DE ÁREA: AS-PB: (83) 3221-0047 / e-mail: aspb@aspb.com.br
Contato de Damião Evangelista/
WhatsApp: (83) 99958-9832
E-mail: consuperaspb@gmail.com
REALIZAÇÃO: Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB)
APOIO: ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados); FECOMÉRCIO-PB; SEBRAE PATROCÍNIO: INDÚSTRIA SÃO BRAZ e GS1 BRASIL
DIVULGAÇÃO OFICIAL: REVISTA NOSSO SETOR