Black Friday: Com 12% de ruptura, varejo online de bem estar perdeu até R$ 5 milhões com falta de produtos

Dados exclusivos mapeados pela Logstore indicam que o varejo online sofreu com a ausência de produtos na gôndola

A Black Friday acabou e, como de costume, movimentou milhares de reais em produtos. Consagrado como um dos principais eventos comerciais do ano, sua estimativa era movimentar mais de R$ 4.2 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Apesar dos números altos, alguns segmentos poderiam ter se saído ainda melhor nas vendas.

Dados exclusivos mapeados pela Logstore, startup especializada no varejo online, indicam que o varejo de bem estar pode ter perdido até R$ 5 milhões com a taxa de ruptura, ou seja, a falta de produtos. O estudo analisou a movimentação de 536 mil produtos dos segmentos de farmácias e drogarias, home center, supermercados e joalheria no ambiente online.

Segundo os dados da Logstore, a ruptura no varejo online atingiu 12%. Levando em conta o ticket médio de cada segmento, é possível que o varejo tenha perdido ao menos R$ 5 milhões com a falta de produtos. Para Helson Santos, CEO da Logstore, a ruptura ainda é um dos principais problemas do varejo no ambiente digital.

“A falta de produtos na gôndola é um problema para as marcas, sobretudo, porque impacta as empresas de várias formas. O prejuízo para o varejista não está apenas no dinheiro que ele deixou de receber, mas também na experiência do cliente, que pode ficar insatisfeito e não querer voltar a comprar na loja”, explica.

O executivo explica que isso ocorre porque, muitas vezes, todos esses eventos funcionam de forma conectada. “Se você não tem o produto que o cliente quer, ele pode ir comprar na concorrência, e se lá o atendimento for melhor, pode ser que ele demore a voltar. Então, você não deixa de ganhar apenas com aquela venda, mas também com outras operações futuras”, prossegue.

Helson Santos é CEO da Logstore. Foto: Divulgação/Logstore.

Ainda de acordo com os dados, menos de 1% aceitaram trocar o produto por outro, enquanto 11% preferiram cancelar a compra. “Quando o cliente aceita a troca de produto, o varejista consegue reduzir em algum nível o impacto financeiro, mas ainda assim é importante ressaltar que há uma quebra de expectativa quanto à experiência ofertada, o que pode prejudicar o NPS da empresa, por exemplo”, afirma.

A despeito dos índices, Helson pondera que é normal em grandes eventos comerciais a taxa de ruptura aumentar um pouco mais em razão da grande demanda do público e oferta para itens específicos, é necessário pensar em meios para contornar o problema. “Não se pode deixar de buscar soluções para reduzir o impacto da ruptura no negócio. O investimento em tecnologia, bem como a estruturação de canais, são estratégias que podem ajudar as empresas a reduzirem tais índices”, conclui.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!