COMO TRABALHAR MARKETING E COMERCIAL PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
Guiar uma empresa até o sucesso não é tarefa de um único departamento. Pelo contrário, é um esforço coletivo entre todos os setores e colaboradores para fazer com que o negócio dê certo. Quando falamos em Marketing e Comercial, ambos têm um mesmo objetivo: aumentar o volume de vendas. A diferença é como isso será feito e os objetivos específicos de cada um dos departamentos. Dá para dizer que Marketing e Comercial são o coração do negócio, com impacto direto no desenvolvimento da empresa no geral. O trabalho em conjunto das duas áreas traz uma previsibilidade de crescimento necessária.
COMO INICIAR A PARCERIA?
Marketing e Comercial devem ser os melhores amigos um do outro, compartilhar metas, resultados e objetivos em comum. O Planejamento com foco em vendas deve ser criado em conjunto. Tudo começa com o setor de Marketing executando suas ações pensadas a partir das informações repassadas pelo setor Comercial anteriormente.
Hoje no Analí Supermercado conseguimos realizar uma reunião mais prolongada, onde é planejado as ações do mês inteiro. Não adianta o Marketing realizar algo sem o alinhamento do Comercial, pois é dele que vêm as parcerias do fornecedor ou indústria.
É importante ressaltar que, cada setor precisa entender quais são as atividades e responsabilidades de cada um. Para que no momento do planejamento os direcionamentos sejam feitos da melhor forma para ambos.
MARKETING: VEM COM MOMENTO e EXPERIÊNCIA
O que o marketing tem que fazer para executar o planejado, dentro das maiores tendências do mercado. Os clientes pós pandemia, querem vivenciar uma verdadeira experiência dentro do supermercado ou no e- -commerce. Antes de tudo, para alcançar um bom resultado, é preciso entender quais são as particularidades do seu segmento, bem como as necessidades do público.
Se colocar no lugar de quem faz a compra também é uma ótima ideia para descobrir o que pode ser feito. Uma estratégia que usamos na hora de montar a execução.
O Comercial pode comprar os melhores produtos, mas o Marketing precisa caminhar junto, para que o cliente, ao chegar na loja, encontre as melhores exposições, bom atendimento e que o ambiente atenda às suas necessidades
Os clientes de hoje são mais difíceis de agradar. Mais inteligentes, conscientes em relação aos preços, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou superiores. O desafio é conquistar clientes fiéis. (kotler e keller, 2006, p.153)
COMERCIAL: VEM COM PLANO DE VENDAS
Um planejamento comercial bem construído mostrará com clareza qual é a sua situação atual diante do mercado e da concorrência e o que deve ser feito para chegar da melhor forma ao seu objetivo. Com isso, reunimos alguns pontos para analisar e planejar as etapas. Pontuamos: Estudo das categorias; Planejamento de compra x venda; Persona da empresa; Datas comemorativas; Eventos internos; Reuniões estratégicas; Estudo da concorrência.
As reuniões são necessárias nesse processo de vendas, pois se o plano é bom e a execução é ruim, mexer nas peças e fazer ajustes resolverão seu problema. No entanto, se o plano é ruim, todo o seu ano de vendas pode ir por água abaixo. É necessário estudar a equipe, mensurar os resultados, sempre estar utilizando de ferramentas de acompanhamento, como a SWOT e, principalmente, estabelecer metas claras e objetivas.
É de suma importância as reuniões com ambos os setores de Marketing e Comercial, para que os processos estejam sendo seguidos.
MERCADO ATUAL:
Ao analisar o mercado atual, observa-se um mundo amplamente dinâmico, tudo acontece com muita rapidez, a tecnologia, a propagação da informação, a oscilação da economia, a política, a concorrência e o mercado vivem em constantes mutações. E como Marketing e Comercial conseguem acompanhar tudo isso dentro do segmento de varejo tão aquecido?
Em 2022, o varejo alimentar mostrou seu dinamismo e sua representação na sociedade brasileira, com a consolidação e o protagonismo no abastecimento dos lares em todo o País. Com isso o Comercial adaptou-se à rotina acelerada da necessidade, mas sempre com planejamento da compra acertiva. De acordo com Philip Kotler, qualquer atividade de venda de bens ou serviços realizada diretamente ao consumidor final é definida como varejo. E, se no passado isso era feito em feiras ou em lojas, atualmente existem muitas outras opções.
DIANTE DE TANTAS INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS POSITIVAS E NEGATIVAS, COMO TER SUCESSO NO VAREJO NOS DIAS DE HOJE?
Algumas dicas importantes além dos processos citados acima. Inove na experiência do cliente, melhore e aprimore o seu relacionamento com o cliente, acompanhe as tendências e tecnologias do mercado, aperfeiçoe a sua gestão com um melhor tempo de execução, invista no treinamento dos seus colaboradores, pois o varejo é acelerado diante das mudanças. Lembrando sempre de adaptar a necessidade do seu negócio e do seu cliente, não adiantaquerer fazer tudo, os resultados não chegam.
Um ponto chave é realizar benchmarking nos concorrentes próximos e em áreas de outros públicos, pois a possibilidade de identificar tendências de mercado para o seu negócio é grande, visualize algo para motivar os colaboradores, crie melhorias com as melhores estratégias.
É preciso ir além das expectativas do próprio cliente.
Roberta Caminha
Formada em Marketing pela UniAteneu e Pós-graduada em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado na CDL. Atualmente, sou gestora de marketing do Analí Supermercados, um grupo com 5 lojas. Com 17 anos de varejo, tendo passado por empresas como Fazendinha, Super Lagoa, DSL distribuidora, Salão Cheiro Cheiroso, Compre Certo Supermercados, Shopping Pátio Arvoredo. Foco em ações de marketing. Análise e processos de CRM. Organizações de eventos, treinamentos, gerenciamento de equipe. Marketing digital. Potencial para negociação. Gestão e implantação de E-Commerce