Conheça as 25 marcas preferidas pelo consumidor em 2020

A Kantar acaba de divulgar os resultados do ranking Brand Footprint  com as marcas mais escolhidas mundialmente pelos consumidores em 2020.

Pelo nono ano seguido, a Coca-Cola foi a mais consumida, escolhida 6,5 bilhões de vezes dentro de casa. E apesar das restrições durante a pandemia terem impactado seu desempenho fora de casa, à medida que as compras online de alimentos e bebidas se aceleraram durante a pandemia, conseguiu aumentar suas vendas de comércio eletrônico em 50% por ter sido escolhida 59 milhões de vezes online.

Assim como em 2019, a Colgate manteve a vice-liderança no ranking, sendo escolhida 4,3 bilhões de vezes, e o terceiro lugar ficou com a Lifebuoy (marca da Unilever especializada em sabonetes bactericidas), apontada mais de 3 bilhões de vezes.

O ranking analisou 23,5 mil marcas, englobando consumidores de 54 países dos cinco continentes, incluindo o Brasil, com alcance de 73% da população mundial e cobertura de 89% do PIB global.

Embora a Coca-Cola e a Colgate tenham permanecido como as duas marcas mais escolhidas pelos consumidores mundialmente, respectivamente, a lista de 2020 teve mudanças no seu topo: a Maggi, que apareceu em 3º lugar em 2019, desceu para a 4ª colocação, sendo substituída pela Lifebuoy.

A lista com as 25 maiores marcas inclui também, por ordem, Lays, Pepsi, IndoMie, Dove, Sunsilk (Seda), Nescafé, Vim, Knorr, Nestlé, Lux, Sunlight, Dettol, Downy, Heinz, Brooke Bond, Oreo, Kinder, Head & Shoulders, Sprite, Pepsodent e Kraft.

Um dos destaques foi a marca Dettol, que mais cresceu no Top 50 Global, com avanço de 39% de CRPs (Consumer Reach Points), sendo escolhida quase 1.4 milhões de vezes e subindo da 27ª posição em 2019 para a 16ª posição. CRP é a métrica desenvolvida pela Kantar para criar o ranking Brand Footprint com base na quantidade de vezes que as marcas foram escolhidas pelos consumidores em um ano.

Esse aumento, mais do que o dobro do de 2019 e quatro vezes o seu desenvolvimento médio na última década, foi impulsionado por um aumento na penetração, com um em cada quatro lares escolhendo Dettol durante o ano em comparação com um em cada cinco em 2019, junto com um 10% de aumento na frequência de compra.

As marcas de higiene e alimentos embalados foram as que mais se beneficiaram da pandemia. Junto com o aumento do desenvolvimento de Dettol em casa, Lifebuoy, Vim e Palmolive também aumentaram suas taxas de penetração. Na categoria de alimentos embalados, Maggi, Oreo, Heinz, Lays e Barilla foram escolhidos por mais famílias em 2020 do que em 2019.

O estudo também mediu o comportamento dos compradores. Por conta da pandemia da Covid-19, as pessoas foram bem menos ao supermercado: 1,6 bilhão de viagens deixaram de ser feitas em 2020, em comparação com o ano anterior. E apesar da redução, o tíquete por viagem aumentou 11%. Como resultado, os consumidores expandiram suas opções de compra e quase dois terços (64%) das 50 principais marcas encontraram compradores adicionais em 2020.

De uma maneira geral, as marcas tiveram crescimento de quase 10% no ano, mas com grandes diferenças regionais. Índia e Estados Unidos foram os mercados mais importantes para o crescimento das 50 maiores marcas em 2020, representando 55% deste desenvolvimento.

Conforme identificado no relatório Winning Omnichannel da Kantar, a pandemia acelerou a migração de compras presenciais para o online, como alimentos, o que aumentou suas vendas digitais em 45,5%. Como resultado, os compradores se voltaram para as maiores marcas online. As 5 principais escolhidas foram Coca-Cola, Heinz, Nescafé, Colgate e Lay’s. L’Oréal Paris foi a marca online de maior sucesso, com 17% de suas vendas por meio desse meio eletrônico; seu crescimento online de 35% compensou parcialmente seu declínio offline.

Benjamin Cawthray, Diretor Global de Liderança de Ideias da divisão Worldpanel da Kantar, afirma: “2020 foi um ano difícil para as empresas, mas as marcas de bens de consumo massivo permaneceram consistentes e responsivas às tendências. Os eventos de COVID-19 mudaram o crescimento lento das marcas FMCG, levando as Top 50 a um crescimento em 2020 que não tinha sido visto em anos anteriores. A penetração foi um impulsionador crucial do desenvolvimento, já que 88% das marcas viram um aumento no número de compradores que as escolheram. Além disso, 5 marcas no Top 10 tiveram mais lucros do que os observados em 2019, o que aponta para um crescimento global mais consistente com o maior aumento de compradores visto em um maior número de mercados.”

Confira lista completa das 25 marcas mais consumidas mundialmente em 2020:

 

 

Confira a lista das 20 marcas online mais escolhidas

 

Mercados incluídos no ranking online: Argentina, Bolívia, Brasil, América Central, Chile, China Continental, Colômbia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Indonésia, Irlanda, Malásia, México, Peru, Filipinas, Portugal, Coreia do Sul, Espanha, Taiwan, Tailândia e Vietnã

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!