Consumidor planeja comprar mais neste final de ano, mas busca relação custo-benefício

Pesquisa mostra que clientes temem falta de produtos no período

O fim de ano costuma ser uma data atrativa para o varejo. O estudo EY Future Consumer Index 2022 (FCI) apontou que 44% dos entrevistados planejam realizar mais compras neste fim de ano, no entanto, pretendem gastar menos: 42% afirmam que farão compras mais econômicas, sem deixar de lado a qualidade. A 11ª onda do FCI foi realizada pela EY-Parthenon em outubro deste ano, contou com entrevistas em 21 países, incluindo o Brasil, e reflete tendências sobre o varejo e comportamento do consumidor.

“Trazendo a pesquisa para o Brasil, 44% dos entrevistados afirmam que estão mais atentos à utilidade dos produtos adquiridos em relação ao ano passado. Mesmo com o aumento dos preços, continua havendo disposição para investir em presentes para crianças, viagens e férias de fim de ano”, explica Juliana Crema sócia da EY-Parthenon e líder em estratégia para o segmento de consumo e varejo.

O estudo mostra que além do preço, o consumidor está mais atendo a questão de sustentabilidade e pretende optar por produtos mais alinhados ao E, dos pilares ESG: 32% dos entrevistados disseram que aspectos ligados à sustentabilidade são os mais importantes em suas intenções de consumo no futuro, seguidos por experiência e saúde (ambos com 19%); e preço (17%).

“É impossível, porém, dissociar a busca por sustentabilidade de um cenário de orçamento mais apertado para uma grande parcela da população. O desejo de consumir itens mais sustentáveis e saudáveis existe, mas a decisão de consumo está diretamente ligada ao poder de compra”, pontua Cristiane Amaral, sócia da EY e líder do segmento de Consumo, Produtos e Varejo para América Latina.

No Brasil, 51% dos entrevistados pretendem realizar um mix entre físico e digital em suas pesquisas e compras de Natal, enquanto 32% usarão preferencialmente meios online e apenas 17% se basearão nas lojas físicas. Os brasileiros têm se posicionado na vanguarda do comércio eletrônico: 85% dos entrevistados pretendem fazer alguma compra online neste fim de ano, bem acima da média mundial de 75%. É no uso de um mix de canais, porém, que o consumidor se destaca.

A falta de produtos no fim de ano é uma das preocupações dos consumidores. Entre os entrevistados, 26% declaram que devem antecipar suas compras para evitar ficar sem os produtos que desejam. Os alimentos frescos ou perecíveis e os produtos eletrônicos são os que mais estão no radar esses consumidores. “É fundamental que lojas e marcas ofereçam uma cadeia de suprimentos eficiente, uma vez que, os comportamentos mais comuns dos consumidores que não encontram aquilo que buscam, é procurar por outra alternativa no mesmo local ou ir buscar em outra loja o item desejado”, afirma Cristiane.

Fonte: SA Varejo

Foto: Stock Adobe

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!