Geração Z será ponto de virada no consumo de alimentos saudáveis

Projeção do mercado prevê um crescimento de 55% até 2030. Não é segredo para ninguém que a prática de bons hábitos de saúde e alimentação regrada são fundamentais para a manutenção de uma rotina saudável e livre de doenças físicas ou mentais. Neste sentido, a busca por produtos alimentícios saudáveis e de boa procedência tem crescido entre consumidores de todas as idades ano após ano, uma tendência amparada por números comerciais sólidos. Segundo pesquisa realizada pela empresa Nilsen, o mercado de itens deste segmento aumenta em média 12,7% ao ano no Brasil, com projeções que apontam um crescimento de 55% até o ano de 2030.

Mas esta não é a única tendência já diagnosticada pelo mercado. A empresa paranaense Vitao, especializada no segmento de produtos saudáveis com linhas próprias e exclusivas sem açúcar, glúten ou lactose, tem mapeado o segmento há anos e afirma que, dentro desta margem de crescimento já identificada e consolidada, há uma fatia de público específica que tem buscado estes itens: os representantes da chamada “geração Z”, ou seja, pessoas que nasceram entre o fim da década de 1995 e 2005.

O marketing manager da marca, Rafael Hortz, explica parte das razões que justificariam estes números: “Estamos falando de uma geração que já cresceu com acesso à Internet, recebendo desde cedo dados e informações sólidas a respeito dos riscos de hábitos alimentares inadequados. São jovens adultos antenados a esta tendência, que desejam investir em rotinas e produtos que propiciem saúde e qualidade de vida, sem abrir mão de uma boa experiência degustativa”, afirma.

A crise global de saúde provocada pela pandemia de COVID-19 também tem contribuído para influenciar os hábitos alimentares de uma parcela significativa de pessoas que enxergaram no fi m do período de isolamento uma possibilidade de agregar uma nova rotina de boas práticas de saúde. Mesmo que estes indivíduos não tenham necessariamente promovido uma “revolução completa” de sua rotina alimentar, o consumo esporádico de produtos saudáveis tem se tornado comum: uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest revela que 73% dos consumidores entrevistados são classificados como oscilantes, ou seja, têm o hábito de ingerir alimentos saudáveis ocasionalmente. Entre eles, 45% valorizam o sabor e 35% optam por qualidade nutricional.

Como representantes deste segmento, temos trabalhado para oferecer produtos que atendam a estes diferentes espectros de consumidores de itens alimentares saudáveis: desde as pessoas as pessoas que fazem uso permanente e corriqueiro destes produtos, até aquelas que estão em busca de acrescentar ocasionalmente algum item alimentar de melhor procedência em sua rotina. A geração Z não aceita só o produto pelo que ele é, mas também se há algo inclusivo nele. Para isso precisamos desenvolver um portfólio variado e qualificado, focado não só nos cuidados técnicos que fazem nossos produtos saudáveis, mas também em aspectos indispensáveis como a aparência e o sabor de cada item”, explica Hortz, que conta que a Vitao tem reestruturado seus produtos por todo o País justamente pensando em atender esta demanda variada que não para de crescer.

Matéria Edição 89 da Revista Nosso Setor

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