Mídia indoor cresce dentro dos supermercados melhorando e modernizando a comunicação
Investimento em comunicação interna personalizada e moderna pode aumentar as vendas em 10%.
A comunicação com mídia indoor e TV ́s corporativas no setor supermercadista teve um crescimento exponencial nos últimos anos, sobretudo impulsionado pela pandemia. Com telas instaladas dentro das lojas de supermercados, as TV ́s corporativas funcionam como um canal de comunicação interna em lugares estratégicos para levar conteúdo aos clientes, contando com a ferramenta visual para atrair e engajar o público.
“A mídia indoor vai além de promoções e ofertas, é um canal de comunicação que entretém e informa os clientes. É exatamente o conteúdo que chama a atenção dos clientes para as telas, e por sua vez são também impactados pelos anúncios e ofertas, entregando os melhores preços e promoções do dia, deixando as compras mais rápidas, já que a comunicação tende a lembrar o cliente daquilo que ele está precisando”, ressalta o diretor comercial e de expansão da Indoor Channel, Jorge Cavalcante.
Com um olhar inovador e voltado às tendências de mercado, a Indoor Channel, empresa de TV ́s corporativas fundada em Tianguá e que opera em todo o Nordeste, com grande relevância no Ceará, tem se destacado no mercado, atendendo a necessidade de modernização nas redes supermercadistas. “Somente nos últimos 2 anos, aqui na Indoor Channel, tivemos um crescimento de mais de 30% ao ano em número de telas instaladas em Supermercados, em relação ao período antes da pandemia.
As lojas que aderem ao sistema de comunicação digital indoor buscam por duas coisas basicamente: melhorar e modernizar a comunicação, entrando no mundo digital e diminuindo o uso de papel, e vender mais”, compartilha.
O resultado desse crescimento pode ser expresso no aumento das vendas dentro do setor supermercadista, chegando a 10% nos produtos ou promoções anunciadas nas TV ́s. “Além da melhoria no aspecto da tecnologia, com uma comunicação mais chamativa com movimento, a decisão de compra é formada em maior parte dentro das lojas, e quando o cliente recebe uma comunicação, ele tende a ser influenciado pelo anúncio nas telas”, explica Jorge.
Cliente da Indoor Channel, o diretor de marketing do CenterBox Cleyton Medeiros, destaca a importância da comunicação interna para as lojas. “Facilitou a interação com o nosso cliente no ponto de venda e o incremento de vendas através da divulgação de ofertas nas telas, que ficam em pontos bem estratégicos, próximo aos açougues, padarias e caixas rápidos, por exemplo. Conseguimos nos pontos mais quentes das lojas fazer uma interação mais próxima ao cliente, levando também informação e notícias do momento. As ofertas sempre trabalhadas de forma diferenciada para gerar o maior retorno possível”.
Para o sucesso da operação, Cleyton também evidencia a necessidade de uma boa parceria junto ao fornecedor da mídia interna. “A Indoor Channel é uma grande parceira nesse processo, principalmente para a criação de peças. Por ser uma mídia rápida a gente precisa de agilidade e disponibilidade por parte dos fornecedores e isso foi encontrado na Indoor. É um parceiro muito bacana, que traz resultado e está sempre disposto a ajudar”, destaca.
Personalização de conteúdo
Nos últimos anos a Indoor Channel tem se especializado em fornecer comunicação interna para o setor supermercadista, apesar de atender diversos outros segmentos. Esse trabalho mais focado em supermercados é necessário pela demanda de conteúdo e velocidade das ofertas, o que exige um reforço na equipe de animação e veiculação, uma vez que todo conteúdo é operado de forma digital e online.
Um dos grandes diferenciais da Indoor Channel está na personalização do conteúdo, distribuído a partir do perfil de cada cliente. No caso dos supermercados, os conteúdos são específicos de notícias e entretenimento que conversam com o setor, tornando a experiência mais agradável para os consumidores.
“Não só o conteúdo, mas a própria estrutura em si é personalizada para cada rede ou loja de Supermercado, tornando as telas um canal de comunicação próprio do ponto. Não é apenas uma TV de propaganda ou de Mídia, mas sim a TV do Supermercado. Com a identidade visual do supermercado, tanto na programação quanto nas molduras das telas, que levam a marca de cada loja”, explica Jorge.
Digitalização e agilidade na comunicação
Cada vez mais se fala em digitalização do ponto de venda, atualizações em tempo real e modernização das lojas. A comunicação indoor é parte de tudo isso, trazendo não só um aspecto moderno e otimista, como também é uma tendência quando se fala na redução de papéis ou impressos de qualquer formato usados na comunicação indoor, com grandes redes se beneficiando de TVs, totens e painéis de led para a comunicação dentro das lojas.
“Não é mais coisa do futuro, é de agora e já está acontecendo. Nos próximos anos, cada vez mais as redes de supermercados irão migrar dos impressos tradicionais em lojas, cartazes e folhetos para a comunicação digital, o consumidor já quer isso. Agilidade na comunicação, usar em seus próprios dispositivos e conversar com as telas digitais nos pontos de venda. Digitalização da comunicação indoor é um caminho já traçado e sem volta”, finaliza Jorge.
Matéria da edição 89 da Revista Nosso Setor