Pesquisa revela que setor supermercadista tem índice de produtividade tecnológica acima do varejo em geral

Uma gestão dos clientes, por meio de cadastros, programas de fidelidade e alertas para promoções, faz com que haja uma fidelização maior do público, apoiando o fluxo de caixa

Dados do no Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, levantamento realizado pela TOTVS, mostra que os super/hipermercados e atacarejos estão entre os varejistas que mais utilizam aplicativos como canal de venda, sejam apps próprios (29%) ou de terceiros (23%), como de delivery. O setor teve uma boa performance no índice, registrando 0,45 pontos (em uma escala de 0 a 1), enquanto a média do setor foi de 0,43.

O estudo ainda ressalta o investimento do setor supermercadista em ferramentas para gestão de clientes: 31% dos entrevistados afirmaram adotar CRM, solução para gerenciar e digitalizar o relacionamento com os clientes. Paralelamente, o mesmo percentual de empresas (31%) apontou fazer uso de Programas de Fidelidade, indicando que as duas estratégias estão alinhadas e se complementam, principalmente para as estratégias de promoção, ações comuns realizadas pelo setor.

“Em decorrência da pandemia e restrições de circulação, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram e o uso de apps como canal de compras foi privilegiado, e isso também chegou ao setor supermercadista. E mesmo com a reabertura, observamos que muitos consumidores de fato se habituaram ao uso de aplicativos para realizar suas compras, muito pela praticidade de fazer os pedidos pelo celular e receber seus produtos em casa”, explica Sérgio Missão, diretor de Varejo Supermercados da TOTVS.

Quando analisadas as tecnologias para gestão de vendas, comparado ao setor de Varejo como um todo, os super/hipermercados se destacam em relação ao uso TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e carteiras digitais, ambos com 40%. “Meios de pagamento e recebimento são importantes para todo o varejo, sem dúvidas. E no caso das redes de super/hipermercados é extremamente necessário que a frente de caixa esteja com os melhores sistemas para facilitar e melhorar a experiência do consumidor e, paralelamente, aprimorar a própria gestão do fluxo de caixa”, afirma.

O levantamento mostra também que, embora os canais digitais viraram uma opção, as lojas físicas ainda têm um papel importante na composição do faturamento do setor supermercadista, 72%, seguido dos representantes/vendas por telefone (16%) e dos canais digitais (12%), alinhado ao perfil geral do varejo. Formato proximidade é destaque Os supermercados de proximidade obtiveram alto desempenho geral no IPT de Varejo, registrando 0,53 pontos.

Uma das razões é o perfil do negócio, pois 65% deles fazem parte de uma rede, fator que contribui para o investimento e bom aproveitamento de tecnologias na operação. O segmento também está entre os que melhor aproveitam a tecnologia a seu favor, uma vez que são os que mais utilizam aplicativos próprios, com 31%, sobretudo com o objetivo de digitalizar os anúncios e promoções, o que anteriormente era feito de maneira mais comum em formado de tablóides impressos. Os supermercados de proximidade também se diferenciam quanto ao uso de ferramentas para a gestão de clientes, 54% dos entrevistados afirmaram adotar uma solução CRM, o maior percentual identificado no levantamento.

“O público dos supermercados de proximidade se diferencia dos consumidores de super/hipermercados e atacarejos, pois este tipo de negócio está mais próximo do consumidor e pode ser facilmente visitado em pequenas compras do dia a dia. Nesse sentido, fazer uma gestão dos clientes, por meio de cadastros, programas de fidelidade e alertas para promoções, faz com que haja uma fidelização maior do público, apoiando o fluxo de caixa”, afirma o executivo. O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo ouviu 673 empresas, nacionais e multinacionais, de todas as regiões do Brasil, com faturamento anual igual ou superior a R$ 2 milhões.

Fonte: SA Varejo

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