PRIMEIRO PARQUE 100% INCLUSIVO DO PAÍS FICA EM BRASÍLIA

Com banheiros adaptados, rampas de locomoção e muito mais, o espaço oferece diversas atividades

O Parque Ecológico do Lago Norte, em Brasília, é o primeiro parque totalmente inclusivo do Brasil. Com obras de adaptação e acessibilidade, em torno de 220 mil pessoas com deficiência que moram no Distrito Federal devem ser beneficia das com a nova possibilidade de lazer.

O parque foi projetado a partir de uma parceria de cooperação entre o Instituto Brasília Ambiental, a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) e a Associação de Paracanoagem de Brasília, com apoio da Secretaria de Turismo, Secretaria de Esporte e Lazer e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O investimento no projeto foi de cerca de R$ 3 milhões, com recursos obtidos por meio das emendas parlamentares da senadora Leila Barros e dos deputados Leandro Grass, Cláudio Abrantes e Júlia Lucy. O espaço conta com banheiros adaptados, rampas de locomoção e ampliação de alguns locais. A primeira parte da obra foi entregue em maio e até o fim do ano tudo deve estar concluído.

Dentro das medidas de acessibilidade, o parque tem rampas e sinalização em braile que devem beneficiar as pessoas com deficiência na ampliação de experiências motoras, cognitivas e sensoriais. O espaço ainda vai disponibilizar atividades como paracanoagem, tiro com arco, yoga, meditação, tênis de mesa, stand up paddle, terapia em grupo e uma horta comunitária.

A unidade ecológica, localizada próximo à ponte do Bragueto, é bastante utilizada para atividades ao ar livre e agora conta com o diferencial de ser mais inclusiva. O Parque Ecológico do Lago Norte fica aberto todos os dias das 6h às 18h.

Fonte: Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco! Available from 08:00 to 22:00