UINHUB: PRIMEIRA PLATAFORMA VOLTADA À INCLUSÃO NO BRASIL

Com lojas, produtos, informações e serviços voltados para pessoas com deficiência, UinHub traz inovação e acessibilidade para o mercado

A UinHub é uma plataforma online que foi pensada para trazer mais acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, oferecendo um ecossistema digital para que o consumidor com deficiência possa encontrar tudo o que ele precisa em um único lugar. A iniciativa é desenvolvida pela equipe da Talento Incluir, empresa especialista em consultoria, assessoria, recrutamento e desenvolvimento em Diversidade e Inclusão.

Liderada por Carolina Ignarra e Juliana Ramalho, a UinHub nasceu a partir da necessidade de mercado percebida pelas sócias, que já trabalham há anos no mercado de empregabilidade de pessoas com deficiência. Ao conversar com os clientes da Talento Incluir, que sempre buscavam ajuda para ter acesso a informações sobre produtos para os funcionários ou solucionar questões de acessibilidade, as duas perceberam que faltava informação no mercado. “A gente começou fazer um Excel com fornecedores que a gente estudava e indicava pros nossos clientes, porque era muito normal alguém ligar, pedir uma ajuda, porque tem como referência [a Talento Incluir]. E começamos a perceber que essas respostas não estavam fáceis, elas não estavam em lugar nenhum. A gente precisava pesquisar, estudar e responder o cliente, então, começamos a perceber que ali tinha uma oportunidade.”, afirma a sócia e fundadora Juliana Ramalho.

Além do excel com mais de 100 fornecedores de produtos para pessoas com deficiência, elas ainda possuíam os grupos de WhatsApp onde as pessoas trocavam informações e tiravam dúvidas, como por exemplo, onde encontrar cadeiras de rodas adequadas para viagens em locais com muita água, etc. Ou seja, notava-se que faltava uma comunidade onde as pessoas pudessem trocar informações que eram de difícil acesso.

Foi então que, durante apandemia, ao serem procuradas por uma empresa que precisava de máscaras transparentes para que os funcionários conseguissem fazer leitura labial, elas encontraram empreendedores que trabalhavam com o produto buscado mas ainda não estavam no universo digital. “A gente fez um teste com uma empreendedora, era um numerozinho de WhatsApp, bastava a pessoa clicar, caía no WhatsApp dela e ela podia fazer a venda, ajudamos até ela com a venda por cartão, etc. E isso deu super certo, com uma pouca iniciativa de dividir nosso grupo de WhatsApp, ela começou a vender super bem e a gente falou, tá na hora da gente colocar aquela ideia nossa no ar, porque o lojista tá precisando da nossa ajuda. Muitos deles não estão no digital e que as nossas pessoas com deficiência precisam ampliar o acesso a esses produtos, precisam ter um lugar onde elas encontrem todas as informações”, compartilha Juliana.

Uma dificuldade também encontrada era o fato de muitos empreendedores que produziam produtos para pessoas com deficiência geralmente iniciavam o trabalho por conta de algum motivo pessoal, para ajudar amigos, familiares ou atender necessidades próprias. “Todos os negócios que  vendem para o público com deficiência e que tão crescendo e que se destacam, cresceram meio que caseiro. Então, poucos são profissionais, de fato, eles vendem muito, porque, como a gente viu, tem público, então, se tem público, as pessoas chegam nele, mas pro público deficiente, o caminho é muito duro, né? Então, a gente recebe, eu, por ser cadeirante, recebo, toda semana, alguém me pedindo ajuda para encontrar um produto e eu, por ser uma pessoa privilegiada, que tenho acesso a ter essa informação, consigo responder. Mas é uma necessidade da sociedade, né? Então, a gente vê que o UinHub também vai ajudar muito as pessoas com deficiência a atenderem, de forma facilitada, as suas necessidades.”, ressalta a CEO e fundadora da UinHub, Carolina Ignarra. A partir dessa percepção e iniciativa, a UinHub nasceu, gerando equidade ao conectar consumidores e empreendedores em uma plataforma pensada nos mínimos detalhes para ser inclusiva para todos os públicos. Até o ecossistema está no ar, foram muitos testes, onde os ajustes foram feitos resultando em uma plataforma acessível, diferente de tudo o que o mercado vinha oferecendo.

Para as empresas, o processo de cadastro é simples. Basta fazer o acesso ao endereço www.uinhub.com.br, ir na aba “cadastrar”, preencher o cadastro, aceitar todos os termos e condições e, em seguida, começar a colocar todos os produtos na plataforma. Hoje, a UinHub já possui lojas como Cavenaghi, Mobility Brasil, Longevitech, Refresh Brazil, 50+Saúde, Abada Blumenau, AZ2 Acessórios, entre outras. Além de diversos produtos para pessoas com deficiência, a plataforma também oferece uma comunidade por meio de um fórum, onde é possível deixar sugestões, críticas e opiniões para aperfeiçoar ainda mais o ecossistema, e um blog para trazer informações de fácil acesso.

Informações sobre a UinHub

Endereço de acesso: www.uinhub.com.br

 Instagram: @uinhub

Fundadoras: Carolina Ignarra e Juliana Ramalho

Objetivo: Conectar consumidores e empreendedores, gerando equidade, criando oportunidades e influenciando pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco! Available from 08:00 to 22:00