Produtos de beleza nas gôndolas: marcas devem focar em experiência de compra para se diferenciarem

Redes de supermercados compõem a principal força de vendas da NIVEA e especialista indica CRM e Inteligência Artificial

Os produtos de beleza começam a se destacar dentro do mix dos supermercados brasileiros e o motivo para isso é o interesse cada vez maior dos consumidores nesses itens especificamente. A prova disso está em números registrados pela Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que mostra um crescimento de 560% no consumo desses produtos entre 2018 e 2022.

Para Andrea Salzano, diretora de vendas e trade da NIVEA Brasil, as redes de supermercados representam mais da metade das vendas e, por isso, têm um papel fundamental nas nossas estratégias. “A experiência de compra, tanto nas lojas físicas quanto nos canais digitais, proporciona conveniência aos consumidores com uma ampla variedade de produtos em um único local ou ambiente. Facilita e promove a experimentação de novos produtos, nos pontos de venda físicos, e a presença online amplia o alcance dos nossos produtos”, explica.

De acordo com a executiva da NIVEA Brasil, o maior desafio para as marcas de produtos de beleza que compõem o mix de um supermercado é se destacar diante da grande variedade de marcas concorrentes. “Analisamos quais ativações diferenciadas podemos executar para atrair a clientela, promoções atrativas, possibilidades de comunicação visual e posicionamento da marca, além, é claro, do melhor sortimento para determinada região, época do ano, ou perfil de consumo específico do supermercado”, diz Andrea.

Experiência com CRM e inteligência artificial

 

Segundo Raphael Bueno, CRM Manager da agência de marketing digital Corebiz, a experiência do cliente conta com aliados poderosos para criar o encantamento: CRM (Customer Relationship Management) e inteligência artificial. “Enquanto o CRM é capaz de identificar padrões de comportamento que possibilitam melhor experiência de compra em todas as etapas da jornada, a AI otimiza operações, aumentando a produtividade, a agilidade de tarefas e ainda traz insights valiosos para a tomada de decisão, elevando o nível do relacionamento com o consumidor”, diz.

Bueno acredita que a personalização da experiência do cliente precisa acontecer em tempo real e em múltiplos canais. “Recomendação de conteúdos relevantes, customização de campanhas de marketing e ofertas são algumas ações que podem ser personalizadas com excelência. A integração dessas duas ferramentas faz, sobretudo, com que as marcas se mantenham à frente da concorrência, impactando o sucesso de qualquer negócio”, explica.

Andrea Salzano entende que a venda de produtos de beleza e cuidados pessoais é vantajosa para os supermercados principalmente porque tem o potencial de ampliar o ticket médio das lojas. “Quando uma pessoa vai ao supermercado, geralmente busca a conveniência de encontrar o que precisa, para ela ou para sua família, em um único lugar. Por isso, incluir esta categoria de itens traz margens de lucro potencialmente maiores e fidelização de consumidores regulares”, completa.

Fonte: Super Varejo

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