Quais são os fatores que determinam o futuro do varejo alimentar?

Especialistas compartilham os pontos mais importantes na corrida pela preferência do consumidor e sobre como enfrentar os desafios da gestão dos supermercados

Com as margens apertadas e tantas opções disponíveis para o consumidor, não é tarefa fácil ganhar sua preferência e ainda garantir a rentabilidade. Conquistar a excelência, tanto no atendimento oferecido ao shopper como nos processos internos, é a meta de todo varejista, mas que esbarra em alguns desafios.

“Hoje o consumidor tem muitas opções e temos que oferecer uma experiência de compra cada vez melhor, cuidando do sortimento para que esse cliente encontre os produtos nas lojas e em um preço que ache justo, senão não vai voltar. E mais do que nas vendas, o varejista precisa pensar em suas margens, que estão muito apertadas. Para isso, acaba focando na redução de custos, mas é necessário ter muito cuidado em como fazer esse corte de gastos”, ressaltou Benny Szylkowski, fundador da Scanntech Brasil , durante o Papo de Varejo que aconteceu na última quarta-feira (31/08). (Assista AQUI )

Luis Ricardo Pedro, sócio-diretor na Black River Consultoria Logística , que também participou do bate-papo, destaca que cada vez mais há a necessidade de ter uma loja que fidelize o cliente. “Um grande desafio do varejo são as questões de produtividade. Não dá mais para ter ineficiência com as margens apertadas“, comentou o especialista, que disse que um dos fatores mais importantes é a gestão de pessoas.

“O grande desafio do varejo é a formação de mão de obra. Um diferencial é trabalhar forte a gestão de pessoas, ainda mais se a rede estiver em processo de crescimento, com a abertura de novas lojas”, salientou.

Benny afirmou que, para se manter no varejo com tantos desafios e questões, é preciso ir além do conhecimento de dados para ser cada vez mais eficiente. Para ter execução correta, o conhecimento guia, só que hoje um erro pode custar caro com margens tão apertadas. E ter informações não é mais suficiente, é preciso ter inteligência e inovar.

“O que o varejista vai fazer com um relatório de 30 mil skus, ele não tem tempo, braço e conhecimento para utilizar os dados. Agora, um relatório com inteligência, que diz quais são as 20 categorias que estão agregando valor para a loja e quais os 10 produtos mais vendidos, vai poder otimizar sua gôndola e precificar corretamente para tomar decisões assertivas”.

Confira na íntegra o programa Papo de Varejo sobre quais os fatores-chave para o futuro do varejo .

Fonte: SA Varejo

Foto: Stock Adobe

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!