SUPERMERCADO O FEIRÃO: UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE
Com duas lojas no interior da Paraíba, o negócio se destaca pelo bom atendimento e inovação
Um sonho, que para quem olhava de fora parecia impossível, conquistado a base de muito esforço, fé e trabalho. Essa é a história do Supermercado O Feirão, empreendimento paraibano que está há 26 anos no mercado e nasceu da garra e determinação do casal Josusma Policarpo e Rosa Maria.
O início do sonho
Josusma começou a trabalhar vendendo confeito, em uma estrutura simples montada de papelão que ficava presa ao pescoço dele com um barbante. Desde essa época cada vitória era comemorada, e a primeira venda foi motivo de alegria para ele, que já era um empreendedor nato. Morando em uma cidade do interior com a esposa e os filhos, ele trabalhou também no ramo de sorveteria e como servidor público, mas sempre com a intuição de que um dia teria uma mercearia.
Sabendo que em algum momento este sonho se tornaria realidade, Josusma mantinha em casa o próprio “quartinho dos desejos”, como era chamado pela família, um lugar onde ele ia guardando alguns itens de supermercado que conseguia comprar em pequena quantidade para no futuro iniciar o próprio negócio.
A oportunidade surgiu quando um supermercado da cidade foi colocado à venda, e Josusma e Rosa decidiram pegar o pouco de dinheiro que possuíam reservado, somando também com a venda de alguns itens pessoais, e adquirir o negócio, mesmo que muitas pessoas ao redor acreditassem que eles estavam fazendo uma loucura.
Juntos, e contando com o apoio do Sr. José Policarpo, pai de Josusma, o casal começou a se dedicar para que o negócio crescesse. No início foram muitas as dificuldades, já que tinham adquirido o supermercado com dívidas e não tinham crédito no mercado, mas com paciência e perseverança iam abastecendo as mercadorias e quitando os débitos. Durante dois anos trabalharam sem tirar nenhuma remuneração do mercado, vivendo apenas da sorveteria que possuíam anteriormente. Ainda assim, não havia motivo para desistir, mais do que um negócio, era o início de um sonho.
Primeira loja
Com 250 metros quadrados, a loja ficava localizada no município de Pocinhos, no interior da Paraíba e desde o início a família tinha o desejo de ver a cidade crescer e se desenvolver, fazendo parte também dessa história. Com o passar dos anos, os fi lhos, Filipe Jordano, Lucas Santos e Isaac Santos também foram se integrando ao negócio e trabalhando para expandir a estrutura.
Para além dos laços familiares, O Feirão foi se tornando uma grande família ao lado de clientes e colaboradores, sendo muito mais do que uma empresa. Desde o início o atendimento caloroso e receptivo foi um diferencial, contribuindo para que as pessoas se sentissem bem dentro da loja e o negócio fosse crescendo. Depois de passar por uma terceira reforma, a loja de Pocinhos hoje conta com 750 metros quadrados, uma grande estrutura que se destaca na cidade, oferecendo um vasto mix de produtos e sempre buscando trazer inovação.
“A gente foi uma das primeiras cidades do interior a agrupar o e-commerce. A matriz está localizada em uma cidade de interior de 18 mil habitantes, no tempo que a gente agrupou o e-commerce a gente só via nas grandes cidades, diziam que o pessoal do interior nem sabia mexer no celular e como é que ia baixar um aplicativo para comprar online? Mas aí veio a pandemia, a gente já tinha e-commerce, já estava preparado, e saímos de uma venda de 14 mil para 200 mil, no e-commerce”, relembra Isaac Santos, gestor do Supermercado O Feirão.
Uma gestão inovadora e atenta ao mercado
Apesar de muitas vezes precisar lidar com essa visão que outras pessoas tinham de que, por ser em uma cidade do interior, alguns investimentos não dariam certo, a gestão do Supermercado O Feirão nunca enxergou dessa forma. Pelo contrário, sempre buscou trazer o melhor para a cidade.
Para Isaac, esse posicionamento foi um grande diferencial dentro do negócio. “Eu pude trazer isso para dentro da nossa empresa e agregar sendo um diferencial, até porque a gente está em cidade de interior e cidade de interior o povo sempre tem costume de dizer que não merece uma boa loja, e às vezes as grandes marcas só costumam investir em grandes cidades. Mas a gente está apostando no interior e tem dado muito certo, trazer o que existe nas cidades grandes para dentro dos interiores. Isso tem feito total diferença e tem sido um dos pontos principais para o nosso avanço”, conta.
Aos 25 anos, Isaac aprendeu a lidar com os desafios muito jovem, quando o irmão que geria a loja precisou se ausentar. Aos 18 anos Isaac assumiu a responsabilidade, tendo que conquistar o respeito e a confiança da equipe, mudando a própria rotina e alguns comportamentos para assumir o papel de liderança. “Depois disso eu fui conseguindo mostrar resultado, fui trazendo também muitas melhorias para dentro da empresa, para a própria equipe, e fui fazendo com que a galera fosse se engajando e fazendo acontecer. Nossa empresa é uma empresa muito focada em pessoas, então eu sempre estava muito atento a satisfação de todos os colaboradores, porque o nosso lema é “atender bem aos nossos clientes”, então para ter um bom atendimento é preciso que meu time esteja bem”, compartilha o gestor.
Nessa caminhada, Isaac também destaca a importância da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB). “É muito importante para a questão de networking, de conexões, de eventos que eles sempre trazem para nos deixar antenados no mercado. Eu digo pela experiência que a gente teve nesta última a loja, a loja já estava totalmente pronta, mas ficou dependente de uma situação e quem conseguiu nos ajudar foi a associação, se não fosse a associação a gente teria perdido todo o planejamento. Então ela agregou muito e agrega em todos os aspectos, a gente está bem amparado”.
Planos e expansão
Em relação ao futuro, Isaac sabe que vão continuar investindo no crescimento do negócio. “Eu vejo que a gente precisa se adequar cada vez mais ao mercado, a gente já teve uma dificuldade maior de implantar inovações, hoje a gente atende um consumidor mais antenado, então isso tem facilitado bastante para que a gente possa agregar muitos serviços que a gente costuma ver, mas às vezes tem receio de aplicar”, aponta. Com uma gestão sempre atenta às mudanças no mercado e apostando nas melhores tecnologias, o Supermercado O Feirão tem colhido os frutos. Em novembro do ano passado eles inauguraram a segunda unidade, com 1.100 metros quadrados, localizada na cidade de Puxinanã, e já se planejam para inaugurar a terceira loja em uma outra cidade.
Após 26 anos do início de um sonho, que segue sendo conquistado, o Supermercado O Feirão mantém em suas raízes a simplicidade, honestidade e integridade cultivadas por Josusma e Rosa, que hoje podem ver o legado tendo continuidade na geração seguinte e, sobretudo, reconhecido em toda a cidade.