3 maneiras de responder “eu não sei” de forma confiante
Cuidado para não cair na armadilha de responder qualquer coisa apenas para se livrar da pergunta. Isso pode se voltar contra você
Uma das frases mais difíceis de se dizer no ambiente de trabalho talvez seja “eu não sei”. Principalmente quando o profissional ou empreendedor é o responsável designado pelo projeto que originou o questionamento. Mas acredite: é melhor reconhecer a própria ignorância e se comprometer a buscar uma resposta do que blefar ou arriscar informações imprecisas.
A colunista do portal Inc., Alisson Green, diz que uma coisa que pessoas amplamente respeitadas no trabalho têm em comum é a disposição para dizer “não sei”. Isso faz com que elas pareçam mais confiantes – e confiáveis –, pois estão seguras da própria competência e sabem que não precisam ter todas as respostas para provar a sua posição.
Green diz, ainda, que a maneira mais rápida de se destruir a credibilidade de uma pessoa é pegá-la mentindo sobre algo. Dessa forma, para evitar cair na armadilha de improvisar respostas, confira algumas respostas possíveis para assumir que não sabe uma informação e ainda assim passar confiança para seu interlocutor, sem ficar na defensiva:
1. “Essa é uma boa pergunta, e eu realmente não sei. Deixe-me descobrir e voltar para você.”
2. “Sabe, não tenho certeza. Acho que pode ser X, mas não posso dizer com certeza. Vou descobrir.”
3. Se você souber que, de fato, não há uma resposta, pode dizer: “É algo que estou tentando descobrir, mas antes não tínhamos dados sobre isso. Vamos rastreá-lo daqui para frente, mas, infelizmente, isso significa que ainda não temos respostas para perguntas como essa.”
Se optar por uma via diferente, com palpites, é preciso deixar claro que não sabe a resposta exata e que as pessoas não devem considerar aquela informação para tomadas de decisão, por exemplo.
No entanto, também é importante que a situação seja analisada: se a necessidade de responder “não sei”, para questões relacionadas ao trabalho, for excessivamente recorrente, talvez seja hora de conversar com o líder, ou com quem tem as respostas, para entender se você realmente deveria ser designado como ponto focal das informações requeridas.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios