Mais que trabalhar, novos talentos querem empresas para fazer o bem

Não é novidade que ser uma marca com responsabilidade social faz bem tanto para o mundo, quanto para o caixa da empresa. Há inúmeras pesquisas que mostram o perfil de um consumidor mais interessado no impacto dos produtos que ele compra. Mas é importante lembrar que esse mesmo público que está comprando das marcas é o que ocupa os postos de trabalho. O mesmo critério que usam para consumir um produto, muitas vezes é a base de sua escolha na hora de aceitar um emprego.

De acordo com o Barômetro de Confiança de 2021, da Edelman, 6 em cada 10 funcionários escolhem seu empregador com base em valores e crenças. A geração dos millennials, que é a principal força de trabalho hoje, tem forte ligação com o propósito no trabalho. Eles são altamente motivados a melhorar o mundo e isso pode superar, inclusive, a ideia de prestígio profissional ou remuneração elevada.

Por causa disso, muitas empresas têm aprofundado suas ações de impacto positivo, seja na construção de um ambiente diverso e com igualdade de oportunidades, seja escolhendo causas para apoiar de forma institucional. Cada vez mais, elas enxergam esse posicionamento como um diferencial de atração e retenção de talentos e estampam isso em seus processos seletivos, onboardings e no dia a dia da organização.

O resultado é satisfação e engajamento, como mostra a pesquisa Business Case For Purpose, da Harvard Business Review, em que 89% dos executivos disseram que um forte senso de propósito coletivo impulsiona a satisfação dos funcionários. Já na pesquisa Propósito sob pressão, de Carol Cone On Purpose, 91% dos colaboradores entrevistados afirmam que o propósito da sua empresa os faz sentir que estão no lugar certo.

Mas, essa geração que admira as empresas com responsabilidade social também quer fazer parte desse impacto. Mais que apenas trabalhar numa empresa “do bem”, elas querem participar das causas. Entendendo isso, grandes empresas como o Grupo GPA, Ambev, C&A e B3 – só para citar algumas – têm investido em programas de voluntariado, que chamam seus colaboradores a serem parte da transformação social.

E isso faz toda a diferença. De novo, para o mundo e para a empresa. O estudo da Benevity, realizado em 2018, mostrou que a rotatividade caiu 57% entre os funcionários ligados aos esforços de doação e voluntariado das suas empresas. É que doar – seja dinheiro, objetos ou tempo – faz bem também a quem doa. Um estudo recente da professora Ashley W., da Harvard Business School, provou que o ato de doar aumenta a felicidade das pessoas e gera um efeito contagioso de “cascata de doação”.

É verdade que gerar impacto positivo, por si só, é a principal justificativa para as empresas usarem sua operação para melhorar o mundo. Mas, não há como negar que se tornar uma marca desejável para essa nova geração de talentos também é um bom motivo para começar a planejar ações estruturadas de transformação social. Quem sabe a opção “gerar impacto positivo para o mundo” não ganha um espacinho na lista de “benefícios” oferecidos pelo RH da sua empresa?

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado e Consumo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!