UMA VIDA NOVA NA CORAGEM DE RECOMEÇAR: A TRAJETÓRIA DO EMPRESÁRIO WASHINGTON COELHO
Paraibano compartilha momentos que marcaram sua trajetória como empreendedor e a importância de ter pessoas ao seu lado para continuar crescendo
Reconhecer que não estamos no caminho certo e recomeçar não é uma tarefa fácil. Quando falamos da área profissional, ter esta atitude parece ainda mais complicado. Afinal, vale a pena mudar de ramo? Para o empresário Washington Coelho não houve dúvida. Sócio majoritário de uma empresa familiar no setor de assistência técnica, Washington sabia que o negócio não era para ele, buscava algo mais dinâmico e com mais contato com os clientes. E foi durante a experiência vivenciada no Empretec no Sebrae, que ele decidiu que aquela era a hora de mudar de ramo e o mesmo já estava escolhido.
Em 2004, o Washington abriu o seu primeiro supermercado, com o nome Vida Nova. De fato, o nome era bem representativo para a sua nova realidade, ao lado da esposa Veronica Fernandes, ele não apenas migrava do setor de assistência técnica como também mudava de cidade, saindo de Guarabira, sua cidade natal, para morar em Belém, onde encontrou a oportunidade de comprar uma mercearia. “Surgiu essa oportunidade de colocar [um negócio] aqui na cidade de Belém, uma cidade que fica a 23 km da minha, eu consegui alugar o comércio que já existia aqui na cidade há muitos anos e o dono tinha
se aposentado e tinha resolvido alugar o supermercado com o prédio e os equipamentos. E eu encarei esse desafio, junto com a minha esposa”, relembra Washington.
Com garra e coragem, Washington realmente encarava o desafio de começar do zero. Sem nunca ter trabalhado no ramo de supermercados, ele pegou alguns materiais com o Sebrae e foi se aprimorando mais no setor, buscando entender o funcionamento e a dinâmica no segmento. “Uma coisa era ler o livro, outra é o que acontece no dia-a-dia. Mas o Sebrae me ajudou muito no início, com orientações, com algumas pessoas que vinham me visitar e me orientavam”, destaca.
Aprendendo muita coisa na prática, um dos grandes desafios no início foi com a compra de mercadorias. Com apenas 10 mil reais para investir, Washington enfrentou dificuldade para comprar os
primeiros produtos, já que os fornecedores, por ele ser novo no ramo, só queriam vender à vista. Apesar do desafio, ele não deixou que isso fosse motivo para paralisar seus planos e, mesmo com algumas prateleiras vazias, deu continuidade ao projeto. “O nome do supermercado é Vida Nova e a gente veio com esse conceito, a gente veio com uma política nova, que era mudar algumas coisas que na época não eram comuns para comércio local”, pontua o empresário.
Na época entre as mudanças propostas estava substituir a prática de utilizar uma simples calculadora no caixa e apenas entregar no final uma lista com os valores da compra, sem mostrar a relação com os produtos e suas quantidades. “Na Valtec Refrigeração que eu trabalhei por 9 anos, eu trouxe esse conceito de informatização da empresa, então seguindo as inovações em 2004, eu comprei um sistema na época e implantei. Aí o pessoal que vinha fazer suas compras comigo, já recebia a relaçãozinha com o nome da mercadoria, a quantidade que ele levou, o preço unitário e o preço total lá embaixo”, o que
chamou muito a atenção do mercado. Apesar de, na época, muitos outros empresários não terem a iniciativa visto como uma boa estratégia, Washington sabia que a transparência era o melhor caminho para conquistar os seus clientes e construir o seu nome na nova cidade.
A partir dessa visão, ano após ano o negócio foi se consolidando e Washington ia aprendendo mais sobre o setor, sempre buscando trazer inovações para o Vida Nova. Entre elas estava a venda com cartão de crédito, algo que era uma grande novidade na época e tornou a sua loja pioneira, conquistando mais ainda o público da cidade e das regiões vizinhas.
Uma nova etapa
Com o aumento das vendas e lucrando mais, em 2010 Washington decidiu que era hora de fazer uma nova mudança e resolveu aderir ao lucro real. A nova forma de tributação possibilitou um novo crescimento para o negócio, a ponto do empresário ajudar outros supermercadistas a migrarem também.
Tendo intrinsecamente a visão da cooperação, não demorou para que o paraibano adentrasse pelo caminho do associativismo. Em 2012, ele se associou à Rede Paraíba, uma atitude que possibilitou uma convivência com outros empresários, participando de reuniões, viagens e treinamentos que trouxeram uma nova visão sobre a organização do negócio. “Eu cheguei em um ambiente que eu realmente mudei de patamar e me apossei disso, não me acomodei. Eu queria melhorar, queria crescer, criar rotinas e processos dentro do supermercado que deixassem eu continuar fazendo o que eu mais gosto, que é buscar negócio, crescer com sustentabilidade e eu encontrei isso na rede, esse apoio. Foi muito bom.”, frisa o empresário.
Além da contribuição como associado, Washington também pode contribuir como presidente da Rede Paraíba. Os primeiros mandados foram nos anos de 2014 e 2015, período em que o empresário pode fortalecer laços comerciais, conhecer novas pessoas no segmento e ajudar os demais associados a crescerem também.
Em 2022, Washington foi novamente eleito e começou um novo mandato, em uma realidade diferente da que já viveu. “A responsabilidade é muito maior porque a Rede hoje está em outro patamar. A gente
cresceu muito, hoje os associados estão mais profissionais. O desafio hoje é, em um ambiente que já está muito bem organizado, você continuar crescendo. Nós temos um centro de distribuição que, por
enquanto, vende só para nossas lojas, são 26 lojas. A gente foi buscar informações, conseguimos um acordo fiscal com o estado, mas é um segmento novo que nós ainda estamos aprendendo”, pontua.
Inovação e tecnologia
Mantendo as características que ajudaram a construir o sucesso do negócio desde o início, Washington nunca deixou de trazer inovação e tecnologia para suas lojas. Em 2019 encarou um desafio que ainda era novo para o ramo de supermercados e começou a vender no e-commerce. No início, os resultados não pareciam satisfatórios, mas a perseverança gerou bons frutos.
“Eu passei o primeiro ano, até março/abril, vendendo uma média de R$ 20 mil no nosso aplicativo por mês, e o pessoal que trabalha comigo perguntava porque eu continuava com isso. Aí veio a pandemia e eu cheguei a vender R$ 200 mil pelo aplicativo, e hoje eu continuo vendendo quase R$ 100 mil. Então para quem apostou e teve coragem de vender pela internet, o mercado foi bem”, reflete.
Para Washington, toda a essência do negócio passa por isso: trazer mudanças que ofereçam melhorias. “A minha raíz, o próprio nome do supermercado, Vida Nova, me impulsiona a estar sempre inovando. A gente não pode parar”. Com essa mentalidade, o empresário planeja continuar avançando e focando no relacionamento com cliente, para estreitar mais ainda os laços.
Com duas lojas em funcionamento, em 2022 uma nova unidade deve ser inaugurada em Caiçara, uma cidade próxima a Belém e onde o Vida Nova já atende um bom público.
Há quase 18 anos no setor supermercadista, Washington acredita que, como empreendedor, não pode faltar a confiança nas pessoas para aqueles que desejam crescer. “Eu confio nas pessoas, eu delego muito. Isso foi desde o início da minha trajetória de comerciante. Eu sempre tive uma pessoa perto de mim e ela fazia tudo o que eu fazia, ela me representava. Isso me ajudou muito a chegar onde eu cheguei. Tem muitos donos de supermercado, faturando muito mais do que o meu, que tem essa dificuldade. Não confia nas pessoas, não confia nos seus líderes, quer estar por dentro de tudo, essa pessoa não vive, não consegue curtir a vida. Eu acredito muito e também aproveito, porque até você sair em uma viagem de passeio você consegue trazer uma ideia nova para o seu negócio”, reflete.
Para fechar a sua entrevista Washington deixou uma mensagem para os nossos leitores:
“Acredite em você, acredite nos seus sonhos, acredite na sua força, foque nas suas ideias, corra atrás, nunca duvide de você e tudo que você planeja, você alcançará. Que Deus abençoe a todos e uma Vida Nova para todos”!